quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Bastam 23 euros para salvar a vida de uma criança com fome

Milhões de crianças sofrem de subnutrição na África subsariana, um problema que está a ser afetado pela seca na região.
No dia em que se assinalam 72 anos da sua fundação, a UNICEF lança esta terça-feira uma campanha de angariação de fundos para combater a subnutrição de crianças .
Em declarações à TSF, diretora executiva da Unicef Portugal, Beatriz Imperatori, deixa "um apelo muito forte" pela luta contra a fome, em especial na África subsariana.
Um tratamento completo para tratar uma criança subnutrida durante três semanas não representa um custo muito elevado para quem quer ajudar - cerca de 23 euros - "mas pode ser um novo início para uma criança".
Foi o que aconteceu a Marcelino e a Unicef quer que a história deste bebé seja a história de mais crianças em risco de vida.
Ao perceber que o filho estava gravemente doente a mãe de Marcelino levou-o ao centro de saúde local. Depois de ser tratado com alimentos terapêuticos fornecidos pela Unicef o bebé regressou a casa com a mãe, levou ainda 14 doses desse alimento para dar continuidade ao tratamento.
Quase 151 milhões de crianças menores de cinco anos registaram atrasos no desenvolvimento físico e cognitivo devido à subnutrição, enquanto mais de 50 milhões de crianças tinham um peso demasiado baixo para a sua idade, segundo os últimos dados do relatório "The State of Food Security and Nutrition in the World", referentes ao ano passado.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância foi criado em 1946 para dar resposta às necessidades das crianças europeias após a guerra. Hoje, a Unicef está presente em mais de 190 países em todo o mundo.
Carolina Rico / TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário