quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

360º- As últimas manobras antes da tarde decisiva para Rio; o guia para o plano B que May vai montar em 3 dias; e será possível salvar o bebé Julen?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o PSD manteve encontros, discussões e jogadas de última hora. São os preparativos para a tarde/noite decisiva que está a dividir o partido e em que cada apoio conta. O guião ainda está a ser ultimado, mas já se sabe que Rio será o primeiro a falar: na sua hora, às cinco da tarde (claro que pode seguir tudo em directo no Observador).

No Reino Unido, Theresa May sobreviveu à moção de censura, o seu Governo mantém-se em funções, mas o futuro do Brexit é cada vez mais incerto. 19 votos valeram-lhe continuar em funções e chamar os partidos à mesa de negociações, mas Corbyn foi o primeiro a recusar.

Outra informação relevante 
Armando Vara entregou-se ontem à tarde na cadeia de Évora para cumprir a pena de cinco a que foi condenado pelo processo Face Oculta"Venho cumprir uma pena que considero extremamente injusta porque sou inocente", disse antes de entrar na prisão com o rosto fechado (como pode ver nas fotos).
Ainda na Justiça, a PJ deteve o hacker do caso dos emails do Benfica. Rui Pinto foi preso em Budapeste na Hungria e é suspeito de extorsão na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo. A PJ esclareceu que tentará a sua extradição no espaço de três semanas e o Benfica diz que quer conhecer as motivações por detrás dos crimes. Eis o que se sabe do pirata informático português do Football Leaks, que também tem fornecido informações à Der Spiegel.

António Costa parece começar a ficar preocupadoOntem alertou para o risco de uma “pneumonia” económica no país (e não é por causa do frio e da chuva!). E ainda avisou a geringonça para não ter "pressa" eleitoral. 

Seja como for, o primeiro-ministro está a contar com os seus parceiros de esquerda para aprovar a nova lei de bases da saúde.

Enquanto isso, o Bloco esteve num bar do Bairro Alto a discutir a legalização da canábis para fins recreativosCatarina Martins diz que, em nome da coerência, PS e PSD devem aprovar hoje o diploma (do PSD deve haver pouca gente na sala, estarão a caminho do Porto). O Parlamento discute hoje o tema: BE defende que a venda deve ser feita em estabelecimentos licenciados, o PAN quer que ocorra exclusivamente nas farmácias.

Já Eduardo Catroga garantiu que a questão das rendas excessivas da EDP não existe. E se existiu, quem ganhou foi o EstadoVale a pena ler as declarações do membro do conselho geral e de supervisão da elétrica na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas (perdão, alegadas rendas excessivas).

As escolas vão passar a ser avaliadas pelo nível de inclusão. O terceiro ciclo de avaliação externa das escolas arranca em maio e vai ter esta nova dimensão. "Introduz a inclusão como avaliação chave do que é uma escola de qualidade, porque os rankings não dizem nada sobre isso", segundo o secretário de Estado.

Por falar em Educação, em Beja e Faro, uma em cada cinco crianças chumba no primeiro cicloEm Braga acontece o contrário: 9 em cada 10 passa. Os dados surgem num novo indicador estatístico no portal Info Escolas e foram divulgados pelo Público.

Mais um ministro português veio falar das referências sobre a corrupção no relatório da OCDEPedro Siza Vieira lamenta o destaque dado ao tema porque “dá um sinal externo muito negativo”. Quanto à preocupação em combater o flagelo que tem atingido o país, nem uma palavra.

Os "robôs" vão eliminar 1,1 milhões de empregos em Portugal até 2030, segundo um estudo da CIP e da McKinsey sobre o futuro do trabalho

Na Grécia, Tspiras venceu à justa a moção de confiança e continua a liderar o Governo. Os 151 votos, entre os 300 deputados do parlamento, impedem, assim, que as eleições previstas para outubro sejam antecipadas.

Nos Estados Unidos, o discurso do Estado da Nação “está cancelado” por causa do shutdownAo 27º dia de paralisação dos serviços, Trump não desiste, continua a insistir no dinheiro para a construção do muro, mas, segundo conta o New York Timesem privado já mostrou a sua impaciência e frustração: “Estamos a ser esmagados!”.

O Luxemburgo vai mesmo ter transportes públicos gratuitosE vai ser já a partir de Março do próximo ano.

Juan Moreno, do PP, tomou ontem posse como novo presidente do Parlamento da Andaluzia com o apoio da extrema-direita do Vox"Chega à presidência com os herdeiros do franquismo", disse-lhe Susana Díaz, do PSOE.

Já está! Seis meses depois, Ronaldo conquistou o seu primeiro título em ItáliaMarcou o golo com que a Juventus venceu o AC Milan e ergueu a Supertaça italiana. Os 27 títulos do jogador português dão um filme: Cardiff tem simbolismo, Paris será sempre eterna e Jeddah tornou-se especial.

Por cá, o Sporting venceu o Feirense e está também nas meias-finais da Taça de Portugal onde vai defrontar o BenficaFoi um passo mais perto de afastar os fantasmas, diz a Mariana Fernandes na crónica. Desde 2007/08 que FC Porto, Benfica e Sporting não chegavam os três à penúltima eliminatória da competição.

Os nossos Especiais

A nossa opinião
  • Helena Garrido escreve "Da guerra do PSD, dos jovens e do jornalismo": "Vivemos tempos de enorme instabilidade. Cresce a percepção de existirem dois universos. O dos políticos, onde estão também as elites urbanas. E os outros. Os jornalistas estão dentro. Os jovens fora".
  • Nuno Crato escreve "Dois passos em frente, um passo atrás": "A extensão da escolaridade obrigatória ao 12.º ano foi feita sem que a “massificação” acarretasse degradação do ensino. Atrair mais jovens para o superior pode e deve ser feito sem reduzir a exigência".
  • Charles L. Glenn escreve "Vamos parar de lutar por causa das escolas!": "Políticas públicas que apoiem um pluralismo de princípios em educação não só reduzem o conflito político, como permitem às escolas serem mais eficazes no desenvolvimento de carácter e cidadania".
  • Teresa Espassandim escreve "Aceitação, aceitação, aceitação": "Muitas pessoas sofrem sós, adoecem, perdem vida, isoladas e em silêncio com o peso do seu próprio olhar negativo sobre si mesmas e rodeadas de ignorância e preconceito".
  • Luís Teixeira escreve "Mediterrâneo": "Huntington defendeu, como Braudel, que a realidade de longa duração das civilizações se sobrepõe a outras realidades, incluindo os Estados-nação em que se supôs que a nova ordem mundial iria assentar".
Notícias surpreendentes 
Os super-heróis alternativos de M. Night Shyamalan são o destaque das estreias no cinema desta semanaA fechar a trilogia iniciada em "O Protegido", o realizador de "O Sexto Sentido" fez um filme de super-heróis que nada têm a ver com os da Marvel e da DC. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. E mais outras opções para ir ver.

Manuel Casimiro, o artista visual que nunca quis ser avaliado à luz do êxito do pai, Manoel de Oliveira, inaugura uma nova exposição em Lisboa. Numa rara entrevista ao Bruno Horta diz que “a maior parte da arte contemporânea não vale nada”.

Kate Moss, o rosto rebelde dos anos 90 (já) fez 45 anos. No auge do escândalo de droga, poucos teriam acreditado que chegaria a esta idade, muito menos ainda a trabalhar em moda. Mas a super modelo que foi bandeira de uma geração fez da polémica trampolim.

Levantar a saia a alguém passou a ser crime em Inglaterra e no País de Gales. A legislação foi aprovada na Câmara dos Lordes e, nos casos mais graves, os infratores podem passar a constar na lista de agressores sexuais do país.

Depois do telefonema de Marcelo, um prato cozinhado por Assunção CristasO programa de Cristina Ferreira na TVI contou agora com a líder do CDS a fazer arroz com atum para a apresentadora (e para a família). Veremos quem se segue.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quinta-feira
(e vale a pena ver o show de ases de João Sousa no Open da Austrália onde já está na 3ª ronda)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário