sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

CIM Região de Coimbra reivindica programa operacional para o interior

Perante o Secretário de Estado para a Valorização do Interior, na Pampilhosa da Serra
Resultado de imagem para CIM Região de Coimbra reivindica programa operacional para o interior
Reunidos em Conselho Intermunicipal, os autarcas dos dezanove concelhos da CIM Região de Coimbra alertaram hoje, na Pampilhosa da Serra, o Governo para urgente necessidade de criação de um programa operacional para os territórios de baixa densidade, assegurando as infraestruturas para o desenvolvimento territorial do interior.
Na presença do secretário de Estado para a Valorização do Interior, os autarcas elencaram exemplos práticos dos municípios do interior da região e, no caso dos concelhos de litoral manifestaram o acordo com a criação deste programa, sendo consensuais no que toca à necessidade de melhorar as infraestruturas.
Também no que toca à demografia, o Conselho Intermunicipal alertou o Governo para a necessidade intensificar os mecanismos de fixação de pessoas para viverem e trabalharem nestes territórios, incluindo a promoção de investimento, mas essencialmente de forma a aumentar os visitantes, tornando mais realistas as expectativas de desenvolvimento local e regional.
A principal reivindicação foi a criação de uma linha de financiamento específico para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade.
O secretário de Estado, João Paulo Catarino, realçou que a CIM Região de Coimbra “é um exemplo nacional de solidariedade entre municípios” do litoral e do interior da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário