sábado, 19 de janeiro de 2019

Roubo de combustíveis no México termina com mais de 60 mortos e 70 feridos

Durante o roubo um oleoduto explodiu junto a centenas de pessoas. Já foi aberta uma investigação.
Resultado de imagem para Roubo de combustíveis no México termina com mais de 60 mortos e 70 feridos
66 pessoas morreram e 71 ficaram feridas depois de uma explosão de um oleoduto no estado mexicano de Hidalgo, anunciou este sábado o governo mexicano.
As vitimas integravam um grupo de centenas de pessoas que estavam a roubar combustível com baldes e jerricãs, depois de uma conduta ter sido perfurada num campo pertencente à petrolífera estatal.
O oleoduto acabou por explodir e incendiar-se causando o pânico. As imagens da televisão mexicana mostram pessoas a fugir algumas delas em chamas.
No final do ano, o presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, lançou uma ofensiva contra o roubo de combustíveis, obrigando a petrolífera estatal a fechar temporariamente alguns oleodutos.
Este acidente vem levantar questões sobre a estratégia que está a ser seguida mas o presidente mexicano garante que nada vai mudar na política do Governo.
"Isto, infelizmente mostra que é preciso acabar com esta prática que levou à tragédia. Infelizmente é uma prática que se foi permitindo porque as pessoas ficaram sem alternativa e acabam por levar a cabo estas atividades, com todos os riscos que isso implica", disse Andres Manuel Lopez Obrador.
"Vamos continuar até erradicar estas práticas, dando opções e alternativas a estas pessoas para que não se vejam obrigados a tomar este caminho perigoso que leva a tragédias. E também resolvendo o problema com mais vigilância e mais atenção por parte da autoridades", adiantou o governante.
Entretanto já foi aberta uma investigação judicial à explosão no oleoduto. O presidente do México promete apurar a verdade e garante total apoio às vítimas.
Rui Silva e Teresa Alves / TSF
Foto. EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário