quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

360º- Trump e Kim sem acordo põem fim abrupto à cimeira; o Brexit empurrado com a barriga... outra vez; e os 4 milhões pagos a pensionistas mortos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... terminou sem acordo, de forma abrupta e antes da hora a segunda cimeira EUA-Coreia do Norte em Hanói. Donald Trump e Kim Jong-un estiveram reunidos toda a noite e depois de muitas declarações de amor e um jantar privado só com oito convidados, o desfecho foi o o menos esperado: "Às vezes, é preciso ir embora, prefiro fazê-o bem do que rápido, não podíamos abdicar de toda as sanções", disse apenas Trump. Kim ainda não falou. Continuamos em libeblog a seguir ao minuto o que se passa no Vietname e as reações em todo o mundo.
Ontem, a mais de 13 mil km de distância, o ex-advogado de Donald Trump lançava uma verdadeira bomba de napalm contra o presidente na Câmara dos RepresentantesMichael Cohen apresentou a prova (leia-se o cheque de 130 mil dólares) com que pagou à estrela porno Stormy Daniels pelo silêncio sobre a relação que manteve com Trump. E fez ainda outras bombásticas revelações, mas nada concreto sobre a ligação à Rússia ou outros factos que possam levar a umimpeachment.

Os britânicos estão a um passo de empurrar o Brexit com a barriga... outra vezOntem foi um dia de vitórias com gosto amargo para Theresa May: os deputados uniram-se e aprovaram o plano da primeira-ministra por unanimidade: mas, em caso de chumbo, votarão (nos dias 12 e 13) a opção de "no-deal" ou o adiamento. Resta saber se europeus aprovam. E se a hipótese de um segundo referendo, que será proposto por Jeremy Corbyn, terá hipóteses.


Outra informação relevante 
A Segurança Social pagou pensões a beneficiários mortos durante mais de dez anos. A conclusão é de uma auditoria do Tribunal de Contas que identificou 200 casos de reformas pagas indevidamente de 2006 a 2017: estão em causa 4 milhões de euros

As escolas foram proibidas de deixar sair os alunos para ter educação física sem a companhia de um funcionário. Com falta de meios, muitas estão a dar a disciplina internamente e sem condições. É o caso do agrupamento de escolas de Benavente: não tem quem acompanhe os estudantes até ao pavilhão municipal e as aulas são dadas numa sala de português

A Ordem enviou facturas e notas de crédito de milhões de euros a vários advogadosHá casos em que apenas uma nota de crédito ultrapassa os 20 milhões de euros. A situação foi detetada esta quarta-feira, mas há documentos de 2018. O bastonário diz ter-se tratado de um “problema informático”. 


Sem surpresa, o PS e o PSD chumbaram a resolução do Bloco que pedia a exoneração de governador do Banco de Portugal. Além do BE, a recomendação teve os votos a favor do PCP, PEV e PAN.

Portugal é um dos 10 melhores países para os imigrantes viverem. Mas é também um dos piores países para as mulheres imigradas trabalharem. Malte Zeeck, o fundador da InterNations, explica porquê.

O combate à fraude dentro da ADSE “praticamente não existe”Quem o denuncia é João Proença, presidente do Conselho Geral e de Supervisão do sistema de saúda da Função Pública, no Público. O Negócios acrescenta que a ADSE quase não tem feito novos acordos com privados ou novas convenções.

A Galiza está a contratar médicos de família e pediatras portuguesesE oferece o dobro do salário. A notícia é do JN, que diz que a Ordem está preocupada.

O SNS podia estar a fazer mais 108 mil cirurgias por anoA conclusão é de um estudo que ficou mais de três anos na gaveta e que só agora dará origem a um grupo de trabalho. Além deste relatório de 2015, há outros dois trabalhos com soluções semelhantes.

Depois de mais de 50 anos no activo, é desta que as famosas G3 do exército português vão passar à reformaAs belgas FN Herstal vão ser as substitutas, ficando de fora as alemãs HK 416A5, que até já eram usadas pelas tropas especiais.


A SAD do Sporting admitiu que pode ficar sem dinheiro em AbrilPrecisa 65 milhões nos próximos meses, 41 milhões até fim de Junho, para pagar as despesas correntes. A solução pode passar por antecipar as receitas das transmissões televisivas.

O Barcelona é primeira equipa de sempre a estar em seis finais consecutivas da Taça de Espanha. Depois do empate na primeira-mão, os catalães apuraram-se ao vencer o Real por 3-o em Madrid. Houve cânticos por Ronaldo, uma nova polémica levantada por Piqué e até a libertação de Rosell, ex-presidente do Barça, foi chamada ao jogo. As duas equipas defrontam-se novamente sábado... para o campeonato.

Em Inglaterra, o Chelsea venceu o Tottenham por 2-0, num jogo em que Kepa ficou no banco. Depois da polémica em que se recusou a ser substituído, o guarda-redes mais caro do mundo (80 milhões) não jogou. E foi da baliza contrária que se falou.

Os nossos Especiais
Em dia de arranque de jornadas parlamentares do PSD, Fernando Negrão anunciou sanções para os deputados com presenças-fantasma e atacou o CDS. Em entrevista à Rita Dinis, diz que "nada justificava esta moção de censura".

A nossa opinião
  • Paulo Tunhas escreve "O desprezo pela plebe": "Perante o ditador Maduro, que empreendeu uma guerra contra o seu próprio povo, gente simpática como Francisco Louçã ou Joana Mortágua é tomada por um horror sagrado face... ao imperialismo americano".
  • João Pires da Cruz escreve "O Chip": "Para todos os cidadãos com mais de 20 dias de idade é criado um chip onde se dá um número único a todo e cada um de nós, ao contrário do que estabelece de forma claríssima o artigo 35º da Constituição".
  • Margarida Mano escreve "A Educação ao abandono": "Em 2018, o investimento global ficou 1.180M€ abaixo do previsto, com uma taxa de execução, na Educação, de 32%. Em 2019 o corte na despesa do Estado será feito à custa da Saúde e da Educação".
  • David Rodrigues escreve "A Educação que nos trouxe aqui, leva-nos daqui?": "Olhar as inovações em Educação como moda é uma estratégia – premeditada ou não – de as desvalorizar, de não as levar a sério e é sobretudo um ato de preguiça mental".
  • Luís Teixeira escreve "Fascismo nunca mais": "A nossa esquerda radical cultiva abundantemente traços claramente fascistas. O ódio à burguesia. O amor pelos movimentos de massas. A criminalização dos comportamentos. A defesa despudorada da censura".

Notícias surpreendentes 

O destaque das estreias no cinema desta semana vai para "Bucha e Estica". O Eurico de Barros fala do crepúsculo de uma dupla de génios do riso a que dá 3 estrelas. Mas tem outras opções para ir ver.

Tony Pike, "o Hugh Hefner de Ibiza", morreu aos 81 anosFigura lendária da ilha espanhola, pai do deboche e amigo íntimo das celebridades, Pike morreu no seu hotel, aquele em que Freddie Mercury celebrou os seus 41 anos, numa festa de arromba até hoje lembrada em Ibiza.

As bicicletas elétricas partilháveis da Uber chegam esta quinta-feira a LisboaNa app já está disponível a opção de “Pedalar”, no topo do ecrã, logo abaixo da de “Viajar”. Os utilizadores poderão utilizar uma Jump escolhendo a que estiver mais próxima.


Por cá, depois de um ano como a figura mais disruptiva da música portuguesa, Conan Osiris conseguiu um lugar na final do Festival da Canção. O Mauro Gonçalves falou com ele sobre música e estilo... numa conversa por SMS.

Mesmo num telemóvel menos avançado, já pode receber o resumo desta newsletter através do WhatsApp (é só registar-se). De resto, continue com toda a informação do dia no Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
(e leia ainda a entrevista ao DJ Branko, ex-membro dos Buraka Som Sistema e um dos maiores impulsionadores da música portuguesa, que tem novo disco)


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

_______________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário