quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Comitiva Mexicana elogia capacidade científica e tecnológica da Marinha Grande



Uma Comitiva mexicana, constituída pelo Secretário de Desarrollo Económico del Gobierno de San Luis Potosí, Gustavo Puente Orozco e Secretário del Trabajo del Gobierno de San Luis Potosí, Manuel Lozano Nieto, entre outras individualidades, esteve esta terça-feira, dia 26 de fevereiro, de visita à Marinha Grande, no âmbito de um projeto conjunto entre a Marinha Grande e San Luís Potosí, na área da indústria dos moldes.
 
A comitiva, acompanhada pelos Presidente e Diretor do Centimfe, Presidente e Diretor da Cefamol, representantes das empresas Ribermolde, TJ Moldes e pelo Diretor do CDRSP (Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto), foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, que deu as boas vindas a todos os presentes, destacando que os laços empresarias que se estabelecem entre países são fundamentais para estreitar relações comerciais em benefício de todos.
 
“A Marinha Grande reúne condições ímpares para estabelecer pontes fundamentais entre indústria, inovação e investigação científica.” referiu a autarca que, mencionou o "papel primordial das valências existentes na Zona Industrial da Marinha Grande, nomeadamente: o Centimfe, a incubadora de negócios OPEN, o pólo de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Pool-net e o pólo de investigação científica e desenvolvimento de produto do Instituto Politécnico de Leiria, o CDRSP, além do Centro Empresarial Municipal".
 
Por fim, a autarca agradeceu à Cefamol o grande trabalho que tem feito na dinamização do tecido empresarial e industrial da Marinha Grande na área dos moldes: “O vosso trabalho tem forte impacto na economia nacional e a qualidade dos produtos “made in Marinha Grande” tem um real impacto na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.”.

Cidália Ferreira, que participou nesta visita ao longo do dia, acompanhou a comitiva à coleção visitável do futuro Museu da Indústria do Molde, Museu do Vidro, Centimfe e CDRSP.
 
Após o almoço teve lugar uma visita às empresas TJ Moldes e Ribermolde,  tendo a comitiva mexicana reconhecido o Know How e evidente vanguarda tecnológica e científica da Marinha Grande. O dia terminou com um jantar no qual esteve presente o Embaixador do México em Portugal, Alfredo Rogerio Pérez Bravo.
 
O Programa da comitiva culminou  quarta-feira, dia 27 de fevereiro, no NERLEI, em Leiria, com um evento sobre oportunidades e negócios em S. Luís Potosí.
 
 
Marinha Grande lidera crescimento Distrital
 
Ao nível da balança comercial do concelho da Marinha Grande em 2018, vemos a clara marca do setor dos moldes. Com um resultado positivo de quase 500 milhões de euros em apenas um ano, sendo que as exportações cresceram ao ritmo de 22% em comparação com o período homólogo, somos o concelho mais exportador do Distrito de Leiria. E tudo isto tendo a Marinha Grande apenas 8% da população do Distrito.

Para Cidália Ferreira "este é o resultado do trabalho de todos os nossos incríveis trabalhadores e visionários empresários, sem nunca esquecer o decisivo papel das nossas escolas e das associações de empresários e comerciantes da Marinha Grande. Todos estamos empenhados em fazer a Marinha melhor e os resultados estão à vista."

Nenhum comentário:

Postar um comentário