quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

"CARNAVAL DE TORRES VEDRAS POR EDUARDO GAGEIRO" | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO


Eduardo Gageiro fotografou o Carnaval de Torres Vedras de 2018. O resultado desse trabalho deu origem à exposição Carnaval de Torres Vedras por Eduardo Gageiro, que será inaugurada no dia 23 de fevereiro, às 18h00, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, estando patente até 17 de março. A exposição é acompanhada por um livro com o mesmo nome, que será lançado na ocasião. 

Em 2018, as gentes que dão forma ao Carnaval de Torres Vedras foram alvo da lente de Eduardo Gageiro. Seis dias e cinco noites em que o "fotógrafo do mundo" entrou no ritmo daquele que dizem ser o Carnaval "mais português de Portugal", captando homens de peruca, meias de renda e vestido curto que retocam a sua maquilhagem, crianças que correm atrás dos tradicionais cabeçudos e tantos outros mascarados que dançam ao som dos Zés Pereiras. Sob o tema "Mares e Oceanos", a edição de 2018 assumiu, ainda, um compromisso com o ambiente, sensibilizando para a importância da sua preservação e alertando para a poluição que afeta os oceanos.

Carnaval de Torres Vedras por Eduardo Gageiro conta uma história que tem início na manhã de sexta-feira, com milhares de crianças a desfilarem pelas ruas do centro da Cidade, conhece o seu apogeu na terça-feira de Carnaval e termina quando o boneco é queimado e o entrudo enterrado. A noite deixa de ser escura para se encher do brilho do fogo de artifício. Há que esperar pelo próximo ano.

Esta não foi a primeira vez que as objetivas de Eduardo Gageiro, um dos maiores fotógrafos portugueses a nível nacional e internacional, se focaram em Torres Vedras. Viagem no Centro Histórico e Viagem no Alfazema e Choupalsão os dois livros do fotógrafo que retratam com mestria aquelas zonas da Cidade.

Há muito que o Carnaval de Torres Vedras é mais do que apenas uma festa. O seu impacto social é inegável, assumindo-se como uma verdadeira catarse coletiva não só para os torrienses, mas para os milhares de pessoas que passam pela Cidade ao longo dos dias em que a sua chave é entregue ao Rei e à Rainha, dois homens, dando corpo ao que já constitui uma tradição secular. 

No ano em que o tema do Carnaval torriense é "Made In Portugal", nada melhor do que prestar a devida homenagem a um dos maiores fotógrafos portugueses e mundiais e ter o privilégio de ver, através da "sua lente", uma manifestação cultural portadora de uma singularidade ímpar.

Mergulhemos em cada registo como numa rua impregnada de folia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário