terça-feira, 12 de março de 2019

Mulheres empreendedoras assinalaram Dia Internacional da Mulher com Conferência

Marinha Grande, um concelho fortemente industrializado com uma mulher na liderança da Câmara Municipal, recebeu, no Dia Internacional da Mulher,  mais de uma centena de mulheres que “dão cartas” na área empresarial, no Concelho e na Região, para debaterem questões tão importantes como o papel das mulheres na economia e na sociedade em 2019.
  

Organizada pelo semanário Região de Leiria com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, a conferência-debate "O Papel das Mulheres na Economia e na Sociedade em 2019" teve lugar sexta-feira, dia 08 de março, no edifício da Resinagem, onde os participantes foram recebidos por Guilherme e Philadélphia Stephens, numa pequena encenação teatral de alunos do Agrupamento Poente, no âmbito das comemorações dos 250 anos da chegada dos Stephens à Marinha Grande.

 A conferência foi aberta por Francisco Rebelo dos Santos, diretor do Região de Leiria, e nela debateram-se ideias como “Os negócios têm género, ou não”, “Porque razão as empresas continuam a ser, sobretudo, lideradas por homens?”, “onde estão as mulheres empresárias e empreendedoras?", entre outras questões, que trouxeram até ao auditório da Resinagem muitas mulheres empreendedoras que, no seu dia a dia, conseguem conciliar a sua carreira e vida pessoal, sem abdicar de conquistar espaço no mundo dos negócios.

Na sessão de abertura, a vereadora Célia Guerra, deu as boas vindas a todos os presentes. “Para mim como autarca e, especialmente, como mulher, esta é uma iniciativa que muito me diz”, e salientou ainda que “Na sociedade moderna, a mulher, cada vez mais conquista o seu espaço no ambiente profissional. As capacidades, habilidades e características femininas começam a ser valorizadas, deixando a mulher, de ser uma mera coadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais”.
  
Linda Pereira, presidente da Spring Up Europe e porta-voz da CIP (Confederação Empresarial Portuguesa) para as questões da paridade, foi a oradora principal do debate de abertura que, contou ainda, com a presença de Catarina Castro – diretora da Tribe Agency, Cristina Barros – CEO da Sinmetro e coordenadora da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, e Isabel Neves – Business Angels Lisboa.

Após um Networking Coffee Break, teve lugar o debate “De onde viemos, para onde vamos” com moderação de Patrícia Duarte – diretora-adjunta do semanário Região de Leiria e que contou com as intervenções de Carla Carreira – administradora da Macolis, Carla Ferreira – diretora geral da Factor H, Paulo Pinto – CEO La Redoute Portugal,  Sónia Calado – administradora do Grupo DRT e Teresa Mesquita – Diretora Geral do Grupo Remax Inn.

Com a apresentação de “Networking estratégico para mulheres profissionais – introdução ao tema e melhores práticas” por Linda Pereira, viveu-se no auditório da Resinagem, um dos momentos altos do dia, com a interação e boa disposição proporcionadas por esta grande empresária e oradora internacionalmente reconhecida.


A conferência terminou com a intervenção da Presidente da Câmara, Cidália Ferreira, para quem “Este nosso dia não é só nosso. Este nosso dia é de todos aqueles que lutam pela igualdade de direitos, sejam mulheres ou homens. Este dia fará sempre sentido pela luta constante pela igualdade. É isto que está hoje em causa.”

"As mulheres não pedem para ser beneficiadas, pedem apenas para que haja justiça social e equidade. Todos os dias há mulheres com capacidades válidas a serem preteridas só por serem mulheres e é para que isso não aconteça que temos todos que nos unir e definir regras.” afirmou ainda a autarca que agradeceu a todos (as) os(as) presentes a sua participação neste evento.

Como balanço desta iniciativa, Patrícia Duarte, vice-diretora do Região de Leiria, afirmou que a mesma correu ainda melhor do que o previsto, e que este sucesso se deve essencialmente a “não se ter caído no lado errado da questão” ou seja “Nós preferimos encarar os aspetos positivos, aquilo que pode ser feito e a forma como nós mulheres devemos encarar os desafios, além do que nós próprias temos que corrigir na nossa atuação para que consigamos ser vistas e aceites nos cargos como os homens”. “Eu acho que todas as mulheres que saem hoje desta sala se sentem mais valorizadas e, só por isso, já ganhámos o Dia” concluiu.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário