sexta-feira, 24 de maio de 2019

Aveiro | 12 DE JUNHO: “TARDES COM SABERES” ARRANCAM COM UMA CONVERSA SOBRE COLABORAÇÃO EMPRESARIAL


No ambiente de negócios que carateriza os nossos dias, o estabelecimento de parcerias colaborativas é um imperativo estratégico, mesmo entre empresas que concorrem entre si.

Através das redes de negócio colaborativas, não é a dimensão das empresas que conta, mas a capacidade de articularem as competências dos vários parceiros, de desenvolverem e de proporem ofertas de valor mais competitivas.

Assim, a colaboração tem impacto nos resultados das empresas, na capacidade de competir em mercados internacionais e na promoção da inovação diferenciadora.

Todavia, o trabalho colaborativo exige o desenvolvimento de boas práticas e a capacidade de gerir riscos, mobilizar e estabelecer, em permanência, estratégias de criação de valor que se encontram, de um modo geral, plasmadas na forma de norma internacional (ISO 44001), recentemente transposta para Norma portuguesa (NP).

COLABORAÇÃO EMPRESARIAL
Justifica-se, assim, pela sua atualidade e pela pertinência do assunto, a escolha do tema da Colaboração Empresarialpara o início de uma série de conversas ao fim da tarde (Tardes Com Saberes), sobre temas da atualidade política, económica, social, cultural, científica e tecnológica que a UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, se propõe realizar doravante, depois das séries Vinhos Com Saberes, em 2017, e Bacalhau Com Saberes, em 2018, com carater regular e em parceria com o jornal Diário de Aveiro.

A conversa, agendada para 12 de junho, às 18h00, andará à volta de Colaboração Empresarial enquanto instrumento competitivo e terá como animador Bruno Marques, docente, investigador, consultor de gestão e de sistemas de informação que, além disso, é o representante em Portugal do Institute for Collaborative Working (ICW), por assim dizer o pai da norma ISO 44001 (sobre Colaboração Empresarial), agora transcrita para português e publicada como norma NP.

Nesta conversa inaugural das Tardes Com Saberes, especialmente dirigida a empresários, quadros superiores e gestores de empresas, a UNAVE-UA conta com o apoio e a colaboração da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). 

CIBERSEGURANÇA

As Tardes Com Saberes acontecerão, tendencialmente, na primeira quarta-feira de cada mês, num ambiente simultaneamente distinto – a Casa Santa Joana, situada no nº 67 de uma das principais artérias da cidade de Aveiro, a Avenida de Santa Joana – e informal, propício a podermos falar descontraidamente dos novos desafios e dos saberes com os quais se vai construindo a atualidade.

Antes das férias de verão, as Tardes Com Saberes voltarão, a 10 de julho, para uma conversa com quem sabe do assunto sobre Cibersegurança, os riscos e os desafios que o mundo digital coloca às pessoas e às empresas.

O acesso às Tardes Com Saberes é gratuito, mas está sujeito a inscrição prévia, através do e-mailunave.formacao@ua.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário