sexta-feira, 24 de maio de 2019

Sociedade | Manuel Antunes recebe medalha de ouro da FMUC



A sessão científica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), na próxima segunda-feira (27), além de incluir as conferências dos recentes doutores ‘Honoris Causa’ da instituição (os médicos e académicos Luís Martí-Bonmatí e André D’Hoore), vai distinguir com a medalha de ouro o médico Manuel Antunes.

A iniciativa abrirá com a intervenção do director da FMUC, Duarte Nuno Vieira, e será encerrada com o discurso do reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. Contudo, entre as duas ocasiões, haverá a realização de duas conferências “Artificial intelligence and medical imaging – What Does it mean” (por Luís Martí-Bonmatí, professor da Universidade de Valência (Espanha), especialista em radiologia) e “Can the surgeons influence Crohn’s disease recurrence?” (por André D’Hoore, professor da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), especialista em cirurgia abdominal em casos de doenças inflamatórias intestinais).

Os dois protagonistas, médicos e académicos, são os mais recentes alvos da atribuição do grau de ‘Honoris Causa’ pela UC.

Serão, também, nesta sessão formalizados protocolos de cooperação entre a FMUC e a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, o Grupo SANFIL, a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação e a Câmara Municipal de Cantanhede.

“A FMUC procura expandir a sua acção através de um envolvimento com a comunidade por intermédio de protocolos de cooperação, estabelecidos com diferentes entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, e a diversos níveis (pedagógico, científico, clínico). A capacidade de afirmação institucional na área da saúde deve privilegiar a criação de redes de trabalho que possam mais facilmente levar a informação e o conhecimento à sociedade em que se insere”, aponta Duarte Nuno Vieira.

Após a assinatura dos cinco protocolos, decorre a entrega da medalha de ouro da Faculdade a Manuel Antunes, um momento que contará com a intervenção do presidente da Assembleia da FMUC, Manuel Santos Rosa, e do próprio homenageado.

Professor catedrático de Cirurgia Cardiotorácica desde Agosto de 1990, e director do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra durante cerca de 30 anos, Manuel Antunes proferiu a sua lição de jubilação em Julho de 2018, com o tema “Uma Vida de Coração nas Mãos”.

Fonte: Campeão das Províncias
(edição de 24 de Maio 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário