sexta-feira, 24 de maio de 2019

Barcelos | Semana do Voluntariado do IPCA - 25 de maio a 1 de junho


O IPCA realiza de 25 de maio e 1 de junho a Semana do Voluntariado onde estão previstas iniciativas que visam a aquisição de uma maior consciência social e a sensibilização para práticas de cidadania ativa e voluntariado.
A semana começa nos dias 25 e 26 de maio com a colaboração dos nossos estudantes na Campanha Nacional de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, nos Hipermercado Continente de Barcelos.
De 27 a 31 de maio estarão patentes no corredor do Edifício G (ESG), a Exposição “Eu sou de GAT e sou VOLUNTÁRIO! E tu?! Junta-te a NÓS!” no âmbito de projetos de voluntariado desenvolvidos pelos estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas no âmbito da UC Gestão das Instituições Sociais e Culturais e a exposição de fotografias “Olhar, sentir e agir”, que reúne um conjunto de fotografias tiradas em contextos mais desfavorecidos.
Ainda a 27 de maio, o IPCA acolhe uma Mostra de Entidades Promotoras de Voluntariado em Barcelos, uma organização do Banco Local de Voluntariado de Barcelos, que visa dar a conhecer instituições deste concelho que recebem voluntários.

Para terminar este dia, teremos o habitual Sarau Cultural "Solidários vamos ser, para a Rosita feliz crescer!", este ano o Sarau decorre no IPCA, no Auditório do Edifício J - Auditório Eng. António Tavares. A entrada neste evento tem o custo de 2,50€ e todas as receitas de bilheteira revertem a favor do apadrinhamento de uma criança dos Padrinhos D’África (APD), a Rosita, uma criança órfã de Moçambique. Este evento é uma organização dos estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas.
No dia 28 de maio, decorre no Edifício S (SAS), uma Recolha de Sangue e Medula Óssea, um contributo do IPCA para o aumento das reservas de sangue nos hospitais portugueses. 
O dia 29 fica marcado pela Tertúlia “Voluntariado Internacional”, dinamizada pelo Miguel Novais (da SOPRO), representantes do Serviço de Voluntariado Europeu e  Karol Brozek e Antonio Perri, voluntários internacionais que estão a intervir em Barcelos. A tertúlia decorre no Auditório 2 do Edifício G (ESG), pretendendo-se, através de uma conversa informal e interativa, a partilha de experiências e apresentação de apoios para o voluntariado internacional.
A Semana da Voluntariado termina com a Caminhada Solidária. O valor da inscrição de 5,00€ reverte a favor do Fundo de Emergência do IPCA. O percurso vai da Póvoa do Varzim a Esposende pela Costa (12,6km) e a concentração é no Campus do IPCA.

Esta Semana de Voluntariado do IPCA é uma organização dos Serviços de Ação Social e conta com o apoio do Santander Universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário