quinta-feira, 30 de maio de 2019

Cuidados de Saúde Primários

cuidadossaudeprimarios_651
Alto Minho assinala Dia do Médico de Família com iniciativa.
«Sair à Rua» pelos Cuidados de Saúde Primários é o desafio lançado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para o próximo domingo, dia 19 maio, data em que se celebra o «Dia do Médico de Família». A primeira edição desta iniciativa pretende juntar o maior número de profissionais que trabalham naquela unidade e visa promover os cuidados primários.
Em declarações à Lusa, a Diretora Clínica para a área dos cuidados primários da ULSAM, Fátima Fonseca, referiu «já estarem inscritos cerca de 300 profissionais» que trabalham nos cuidados primários da região, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de ação médica, , mas a ação destina-se “a todos os trabalhadores da ULSAM”.
O evento vai envolver, no domingo, a partir das 10 horas, as unidades funcionais de todos os centros de saúde a funcionar nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo. Em cada município está definido um local de concentração dos profissionais daquela rede, para abranger toda a comunidade do Alto Minho.
A atividade de promoção dos cuidados de saúde primários destina-se «a todos os profissionais da ULSAM, que podem deslocar-se ao local de concentração que desejarem». Além de aproveitarmos para assinalar o Dia Mundial do Médico de Família queremos demonstrar que estamos a trabalhar de forma integrada porque o hospital também estará connosco. É importante que esta mensagem passe para a comunidade», salientou a Diretora Clínica.
Fátima Fonseca apelou ainda «ao envolvimento das autarquias enquanto estruturas fundamentais para a gestão dos serviços públicos numa dimensão de proximidade».
A primeira edição do «Sair à Rua», dedicado à promoção dos cuidados de saúde primários, disse, pretende «promover a importância dos cuidados de saúde prestados à pessoa e à sua família, valorizando o papel da equipa de saúde familiar e comunitária», especificou Fátima Fonseca.
A iniciativa prevê ainda o registo fotográfico do grupo que participará em cada um dos dez concelhos da região.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário