quinta-feira, 30 de maio de 2019

Praias fluviais de Figueiró dos Vinhos com época balnear mais reduzida que as praias de concelhos limítrofes

Alertámos o ano passado e a decisão já foi, parcialmente, corrigida este ano - de 1 de julho a 15 de setembro - ainda que fique aquém das praias do concelho vizinho de Pedrogão Grande e de Castanheira de Pêra.

Posição do PSD na reunião de câmara de 29 maio 2019
Época balnear Praia fluvial de Aldeia Ana de Aviz e de Fragas de S. Simão


A portaria nº 141/ 2019, de 14 de maio, publicada pelo Governo em Diário da República, refere que a época balnear decorre entre 1 de maio e 15 de outubro no quadro da exploração e funcionamento das concessões de apoio balnear.
A maioria das praias portuguesas inicia a época balnear durante o mês de junho.
No distrito de Leiria ultrapassam as três dezenas as praias, marítimas e praias fluviais, que vão estar disponíveis para banhos este verão.
A fixação da época balnear prevê que seja assegurada a respetiva vigilância e assistência a banhistas, por parte dos municípios ou entidades gestoras de espaços costeiros e fluviais. 
Congratulamo-nos que a nossa chamada de atenção, na reunião de câmara de 9 de maio de 2018, tenha sido, parcialmente, ouvida. Na altura alertámos, em comparação com as demais do distrito, para a reduzida época balnear das nossas praias fluviais: de 1 de julho e 31 de agosto.
Felizmente essa decisão já foi, parcialmente, corrigida este ano - de 1 de julho a 15 de setembro - ainda que fique aquém das praias do concelho vizinho de Pedrogão Grande e Castanheira de Pêra.
Pedrógão Grande 
Mega Fundeira (fluvial)…15 de junho a 15 de setembro
Cabril (fluvial…..15 de junho a 15 de setembro
Mosteiro (fluvial) …. 15 de junho a 15 de setembro 

Castanheira de Pera 
Corga (fluvial)…1 de junho a 15 de setembro

As praias mais perto de nós e que connosco concorrem pela atração de visitantes iniciam a época balnear mais cedo. Se queremos atrair pessoas ao nosso concelho - e já não nos referimos à Bandeira Azul que já tivemos quando o PSD era poder e agora já não temos - é preciso estar atento ao que os outros fazem. Podemos arranjar todos os argumentos que quisermos. Evocar todos os constrangimentos, principalmente os que nos derem mais jeito, mas factos são factos.
Figueiró dos Vinhos é um concelho marcado pelo envelhecimento e desertificação humana, por desemprego, por fraco poder de compra, por uma crise económica e social, pela incapacidade de atração e fixação de pessoas e pela inexistência de uma estratégia de desenvolvimento e progresso. 

Estamos em crer que o momento que o concelho vive exigiria que se fizesse mais, muito mais e principalmente num sector em que temos inúmeras potencialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário