Resultado de imagem para Câmara de Pombal dá parecer positivo a localização de novo parque eólico
A Câmara de Pombal deliberou, na reunião do dia 27 de Feveriro, dar parecer favorável à localização de um novo parque eólico, a instalar nas freguesias de Vila Cã, Abiul e União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
O parque, com uma potência total de 28MW, contempla a instalação de 7 aerogeradores e uma subestação e um investimento previsto de 165 milhões de euros.
A instalação deste parque eólico, a concretizar-se, contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e no Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Pombal, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável. Além disso, permite a criação de faixas de gestão de combustível, importantes para a prevenção de incêndios.
No último ano, a Câmara Municipal tinha já emitido parecer favorável a um pedido de informação prévia para instalação de um parque fotovoltaico nos Alhais, com uma potência de 21,22MWp e com investimento previsto de 15 milhões de euros, e reconhecido o interesse público de um outro junto Parque Industrial Manuel da Mota, com uma potência de 23,496MWp e com um investimento previsto de 14 milhões de euros.
Estes investimentos têm um efeito positivo na sustentabilidade energética e ambiental, mas também na criação de emprego no concelho.