segunda-feira, 9 de março de 2020

Mais de 40 portugueses retidos num cruzeiro no Egito a aguardar testes ao Covid-19

Resultado de imagem para Mais de 40 portugueses retidos num cruzeiro no Egito a aguardar testes ao Covid-19
NiT
Segundo uma passageira portuguesa, as autoridades preveem ter o rastreio ao novo coronavírus concluído até final do dia. Os passageiros devem passar a noite em Luxor.
Mais de 40 portugueses estão retidos num navio em Luxor, Egipto, a aguardar o rastreio dos serviços de saúde egípcios por causa de dezenas de casos de infeção pelo novo coronavírus detetados num outro cruzeiro na região.
Em declarações à agência Lusa, Sandra Monteiro, uma das passageiras portuguesas do navio "MS Princess Sarah", explicou que chegou ao Cairo no dia 3 de março e entrou neste cruzeiro em Luxor no sábado, para fazer a descida do rio Nilo.
"Saímos, visitámos o templo e regressámos. Esta manhã fomos informados de que vem a segurança e higiene nacional fazer o rastreio a todos os cruzeiros por causa do Covid-19", contou a passageira portuguesa.
Sandra Monteiro diz que no navio "MS Princess Sarah" estão pelo menos 43 portugueses, além de outros passageiros porto-riquenhos, argentinos, espanhóis e chineses e que há dezenas de cruzeiros parados em Luxor a aguardar o mesmo rastreio.
"Estão vários cruzeiros na mesma situação. Nós somos o terceiro, temos mais cinco na nossa lateral e atrás de nós estão filas idênticas, com nove a 10 cruzeiros cada, lado a lado", acrescentou.
A portuguesa diz não há casos suspeitos no cruzeiro "MS Princess Sarah", mas que houve suspeita num dos outros navios.
"Para passarmos para a cidade temos de passar por dentro dos vários cruzeiros, num corredor, e também vamos visitar templos onde estiveram pessoas infetadas...", disse a portuguesa, acrescentando: "A cidade está fechada, não podemos sair e vão fazer o rastreio a todos, independentemente se o navio está referenciado (com casos suspeitos) ou não".
Sandra Monteiro disse ainda que as autoridades preveem ter o trabalho de rastreio concluído até final do dia e que a previsão era pernoitar em Luxor esta noite.
"Dentro do cruzeiro podemos circular. Estão sempre a desinfetar as áreas comuns. Já fecharam os quartos, pois íamos sair", explicou Sandra Monteiro, sublinhando que neste navio "todos os passageiros estão bem dispostos e ninguém tem sintomas".
"Estamos a aguardar (...) Temos consciência de que quem não está cá está mais aflito para saber como estamos. Mas estamos bem", acrescentou.
No domingo, os passageiros e a tripulação do navio "A-Sara", que está em Luxor, foram retirados da embarcação após terem sido identificados dezenas de casos de infeção do novo coronavírus.
Lusa
Foto: © EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário