sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Proença-a-Nova | Doces Saberes do Carvalhal premiados no Great Taste Awards


O doce de alperce e nectarina, com duas estrelas de ouro, e as bolachas de aveia Bio, com uma estrela de ouro: estes foram os produtos da Doces Saberes, com produção na aldeia de Carvalhal – concelho de Proença-a-Nova, premiados na edição de 2020 do Great Taste Awards, um prémio criado no Reino Unido em 1993 que realiza apertado escrutínio aos produtos do sector alimentar e de bebidas que se submetem ao processo de avaliação. De acordo com Rita Santa Cruz, a artesã que há dez anos se dedica à produção artesanal de doces, esta foi a quarta participação neste concurso e a terceira em que recebeu prémios (o primeiro foi em 2016 para o seu doce de abóbora e o segundo em 2018 para o seu doce de frutos vermelhos). Os elementos do júri, que formam vários grupos, têm muitos parâmetros de avaliação, explica a empresária, “o que ajuda a melhorar o produto pois fazem um relatório que disponibilizam aos produtores”: esses parâmetros englobam questões como brilho, a dimensão dos pedaços e até a forma como esses pedaços são cortados. 
Se em Portugal este prémio ainda não é valorizado, o mesmo não acontece na Europa onde o Great Taste Awards é conhecido e um importante argumento de venda. Para além do mercado nacional, as 12 compotas Doces Saberes encontram-se na Alemanha e Áustria. A presença em feiras da especialidade, ainda que não muito frequente, tem permitido perceber o que o público procura em termos de sabores e de tendências de consumo, informação que depois transfere para a criação das suas compotas. Para além dos tradicionais doces de abóbora, de tomate ou de figo, Rita Santa Cruz apresenta ainda sabores como geleia picante, pera com vinho branco, nectarina e alperce e, um dos mais procurados, o doce de laranja com café. 

A maior parte das frutas que utiliza são de produção própria ou, em anos de produção insuficiente, privilegia a compra na região. Uma das novidades mais recentes foi a certificação para produção em modo biológico, atribuída em dezembro de 2019. Atualmente, esta produção ainda é reduzida – apenas para um nicho de mercado – tendo em conta que “os custos são mais elevados”. No concelho, os produtos Doces Saberes podem ser encontrados na loja da Aldeia do Xisto da Figueira (restaurante Ti Augusta) e no Amoras Country House Hotel. 

O Município parabeniza a Doces Saberes pelos prémios conquistados, sendo, desta forma, mais uma embaixadora do concelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário