quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Câmara de Évora aprovou voto de pesar pelo falecimento do agente da PSP, António Doce


A Câmara Municipal de Évora, por proposta do Presidente, aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo recente falecimento do agente do Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública, António Doce. 
No documento, os eleitos na Câmara Municipal de Évora “expressam a sua dor e sentidas condolências à família enlutada pela perda irreparável, estendendo ainda este voto de pesar à Polícia de Segurança Pública, colegas, amigos e aos profissionais de saúde que lutaram com ele até ao fim”. 
Constatando que “Todos os anos milhares de mulheres, homens, crianças e jovens são sujeitos a maus tratos perpetrados no seio do lar (…) a moção salienta que “No passado dia 12 de dezembro pelas 21h40, não foram só a defesa do Estado de Direito, o espírito de missão e a deontologia profissional que lançaram o agente da Polícia de Segurança Pública António Doce na tentativa de travar mais um episódio deste triste e condenável flagelo. Nos momentos dramáticos em que António Doce se viu confrontado com uma situação de violência gratuita na via pública, desavergonhadamente despojada do pudor que conserva a ignomínia dentro de portas, foram também os valores humanistas, a profunda indignação e a solidariedade que o precipitaram no resgate daquela mulher humilhada, despojada de dignidade e indefesa”. 
Por isso, refere igualmente: “Nessa noite fatídica, António Doce pagou um preço elevado com a própria vida pelos valores que jurou defender. Pagou com a própria vida por não se ter conformado com a opressão movida pelo agressor a outro ser humano. Pagou enfim com a própria vida pela revolta de também ele ser filho, marido e pai”, destacando ainda que “ Nesses instantes trágicos, António Doce defendeu de forma abnegada o Estado de Direito e a Constituição na condenação da violência doméstica, engrossando a voz daqueles que são diariamente silenciados”. 
De entre o conjunto de assuntos tratados, destaca-se a aprovação por unanimidade de duas propostas de cedência de lotes no Parque Industrial e Tecnológico de Évora, ambas destinadas à expansão da actividade, uma de apoio à comercialização de embalagens e a outra de comercialização de consumíveis de hotelaria. 
Aprovação unânime mereceu, de igual modo, a 1ª fase da requalificação do Largo de Avis (Estudo Prévio) que prevê o alargamento e nivelamento dos passeios de modo a torná-los contínuos, a execução de passadeiras niveladas com os mesmos, a reorganização do estacionamento e, no caso do Largo de Avis, a criação de uma plataforma que une a fonte às fachadas, com o intuito de tornar a circulação e permanência pedonal mais confortável e aprazível. 
O projecto de execução referente à criação de uma cafetaria na Escola Básica de Santa Clara também foi aprovado por unanimidade. Projecto que visa resolver as insuficiências do serviço de cafetaria que actualmente se verificam neste edifício escolar, adaptando uma antiga sala de aulas e que mereceu parecer favorável da Direção-Geral dos estabelecimentos escolares - Direção Regional de Educação do Alentejo e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário