quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Municipal da Marinha | Câmara atribui apoios financeiros aos bombeiros

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai atribuir apoios financeiros às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, na sequência da aprovação da atribuição de apoios que totalizam 315 mil euros.

Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande vai ser concedida uma verba de 230 mil euros e a corporação de Vieira de Leiria receberá o apoio financeiro de 85 mil euros.

Estas verbas destinam-se estritamente às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos respetivos corpos de bombeiros, para o ano 2021, a que acresce ainda a comparticipação da Câmara para o funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente que estão integradas nas duas Corporações.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, recorda que “temos vindo a assinar anualmente com as associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho - Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande (AHBVMG) e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria (AHBVVL) - o protocolo anual de cooperação, no qual é estipulado o valor anual do apoio financeiro e que vigora desde a data da sua celebração até ao dia 31 de dezembro de cada ano”.

O valor a atribuir a cada Associação Humanitária tem em consideração a população residente, a área territorial de atuação própria e ainda o nº de ocorrências registadas por cada uma das corporações nos anos transatos.

Os BVMG têm uma área de atuação própria que corresponde a 77% do território concelhio, e os BVVL 23%. Quanto à população que servem os BVMG prestam assistência a 85% da mesma, sendo os restantes 15% correspondentes à Vieira de Leiria.

Já no que toca a ocorrências, em 2019 os BVMG registaram 75% de todas as ocorrências registadas no concelho, contra 25% que foram registadas pelos BVVL, valores que se mantiveram estáveis em 2020 (76,5% vs 23,5%).

Assim e para 2021, mantém-se a mesma distribuição percentual do apoio total disponibilizado pela Câmara Municipal para as duas Associações Humanitárias: 73% para os Bombeiros da Marinha Grande e 27% para os Bombeiros da Vieira de Leiria.

Cidália Ferreira justifica estes apoios “considerando que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros se revestem de inequívoco interesse público e tendo em conta que são agentes fundamentais no âmbito da proteção civil”.

Além disso, “os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal carecem de uma intervenção permanente e ativa dos corpos de bombeiros, que são essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens, ainda mais em contextos de risco ou de pandemia, como aquele que vivemos neste momento”.

A presidente sublinha ser “inestimável a dedicação das duas corporações à população do concelho, agradecendo todo o trabalho, empenho e prontidão no socorro aos nossos munícipes”, de um modo particular neste ano tão exigente para todos e especialmente para os agentes de proteção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário