sexta-feira, 19 de março de 2021

Câmara Municipal de Évora assinala o Dia Mundial da Árvore, o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água com iniciativas de defesa do ambiente e dos recursos naturais

Em Évora, o Dia Mundial da Árvore, o Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) são assinalados através de várias iniciativas que irão envolver os jovens do concelho.
Estão programadas diversas iniciativas envolvendo o Núcleo Museológico do Alto de S. Bento e o Programa Artes à Escola, com a colaboração do Projeto LIFE - Água da Prata e de diversos serviços municipais. Com início já hoje, dia 19 de março, tiveram lugar ações de plantação de árvores no Centro Histórico de Évora, nas Piscinas Municipais e na Ecopista, esta última com a participação da “Perceptions”, uma associação de jovens sediada em Évora que se tem destacado pela participação em ações de solidariedade. Os jovens, acompanhados pela Vereadora do Pelouro da Juventude, Sara Dimas Fernandes, fizeram questão de homenagear com esta ação as vítimas da COVID 19 e também todos os técnicos de saúde que continuam a lutar contra esta pandemia.
No dia 21, domingo, serão plantadas mais árvores na Escola de S. Matias, com a participação da Associação 100% ADN e, no dia 22, segunda-feira, está programada plantação de árvores na escola dos Canaviais. Ainda no dia 22, na Escola Básica do Rossio e em contacto com uma turma que está a realizar um trabalho sobre a redução do consumo de água, irá ser efetuada a instalação de redutores de consumo nas torneiras, marcando o início de um programa de instalação de 500 destes dispositivos pela totalidade das escolas do 1º Ciclo do Concelho de Évora. Na ocasião, serão oferecidas aos alunos “ampulhetas do banho”, com o objetivo de contribuir para sensibilizar os mais novos para a necessidade de controlar o tempo do banho, reduzindo, também aqui, o consumo de água.
No domínio da intervenção que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a desenvolver ao nível da educação ambiental para a sustentabilidade, irão ser exibidos dois vídeos de sensibilização para a importância de conhecer e proteger os recursos naturais através da adoção de medidas de respeito pelo meio ambiente: “A vegetação do Alto de S. Bento” a apresentar no próximo domingo, dia 21, a partir das 10h00 e “Água, um bem para todos!” a apresentar na próxima segunda-feira, dia 22. Ambos poderão ser visualizados nos seguintes canais: perfis facebook “Evoranotícias” e “Cidade Educadora” e, também, no canal do youtube do Município de Évora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário