sexta-feira, 19 de março de 2021

Marinha Grande | Dia Mundial do Teatro assinalado com programação online

A Câmara Municipal da Marinha Grande comemora o Dia Mundial do Teatro com programação online, exibida no Facebook e Youtube, no último fim-de-semana de março, no âmbito do projeto #marinhaficaemcasa.

Todos os anos desde 1962, se assinala o Dia Mundial do Teatro com uma mensagem de um protagonista da área. Este ano, a mensagem foi escrita pela atriz Helen Mirren, um dos mais celebrados nomes dos palcos britânicos, vencedora do Óscar de Melhor Atriz pelo desempenho em "The Queen", de Stephen Frears. Helen Mirren  é a 12.ª mulher a assinar a mensagem, nos 59 anos de celebração do Dia Mundial do Teatro, desde a sua instituição pela UNESCO, em 1962. Helen Mirren elogia a "resiliência dos profissionais das artes e a capacidade de sobreviverem à pandemia com sagacidade e coragem”.
Assim, no sábado, dia 27 de março, pelas 21h30, é exibida a peça “O Actor que pensava que o teatro era a vida”, do ator, dramaturgo e encenador Tiago Mateus. Mas a programação vai ainda incidir sobre concerto para bebés e um espetáculo de fado.

Os espetáculos do #marinhaficaemcasa são transmitidos nos seguintes canais:

Facebook
Youtube

Estão agendadas as seguintes atuações para o último fim-de-semana de março:

27 de março . sábado . 16h00
Concerto para Bebés em Casa - “Música para os Olhos”
Sinopse:
Babak
Vi Vi Mazek
Leoš Janáček foi um compositor checo que escreveu melodias apaixonadas pelo seu país. A Inesa Markava adora dançar estas melodias porque lhe lembram as paisagens em que brincava quando era criança. Depois os papás podem brincar lá em casa com os seus bebés, porque também se ouvirá um Scherzo, que quer dizer brincadeira, de Karel Husa. Cuidado com o que se possa partir na sala onde se ouvirá o concerto...
Le Leo Leos
Leoš Janáček

Créditos:
José Lopes – saxofones alto e soprano
Pedro Santos – acordeão
Paulo Bernardino – clarinete baixo
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção

Produção – Carolina Gameiro (Musicalmente) / Teatro Stephens
Luz – Vera Lagoa (Musicalmente)
Vídeo – Teatro Stephens

27 de março . sábado . 21h30
Teatro online . “O Actor que pensava que o teatro era a vida”, com Tiago Mateus - Comemoração do Dia Mundial do Teatro

Sinopse:
Um actor faz um espectáculo para si mesmo. Um actor faz um espectáculo de si mesmo. Sozinho dentro de uma sala de teatro, enuncia como quem imagina estórias e cenas de um espectáculo que nunca existiu, que vai existir ou que está sempre a acontecer. A acontecer agora. Gestos que se repetem em palavras. A fantasia enquanto didascália.
O actor fica na sala de teatro quando todos já se foram. É nesse momento que o seu espectáculo começa. É nesse momento que a sua voz existe, como um olhar sobre as paredes vazias, correndo solto como o frémito da imaginação, cansado como o corpo de um cavalo em fim de jornada.
Sai para a rua. Chove. Fica parado à frente da porta do teatro e fuma vendo as pessoas passar, adivinhando as suas vidas e que pouco têm a ver com a dele.
Não vai para casa. Volta para o teatro; não sabe bem o porquê e lá fica, madrugada fora.
O actor é produto da vida que escolheu, da quimera implacável que é o teatro; um lugar onde todos os momentos do mundo se reúnem, com ou sem testemunhas.

Criação e interpretação: Tiago Mateus
Operação técnica e colaboração artística: Bruno Vicente

28 de março . domingo . 18h00
Concerto de Inês Pereira Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário