sexta-feira, 19 de março de 2021

MUNICÍPIO DA COVILHÃ SENSIBILIZA CRIANÇAS PARA A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES E DOS LIVROS


A Câmara Municipal da Covilhã, através da Biblioteca Municipal e do Projeto EU SOU +, leva a cabo um conjunto de iniciativas comemorativas do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), direcionadas aos mais jovens. O Município procura sensibilizar as crianças covilhanenses para a importância das árvores e dos livros nas nossas vidas.

No contexto do Dia Mundial da Árvore, realiza-se uma ação coletiva de plantação de árvores nos recintos escolares ou em espaços públicos das freguesias/união de freguesias em que se localizam os estabelecimentos escolares, por parte dos alunos e com o acompanhamento dos responsáveis pedagógicos. Para o efeito, entre os dias 19 (sexta-feira) e 22 (segunda-feira), a Autarquia entrega pequenos carvalhos (1 árvore por grupo/turma), diretamente nos estabelecimentos escolares do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico participantes na iniciativa. Com esta atividade pretende-se envolver as crianças numa atividade prática que constitui um contributo para a melhoria da sustentabilidade do planeta e cujo desenvolvimento podem acompanhar e cuidar, ao longo do percurso escolar.

Integrado ainda nesta efeméride, o Município lança o desafio aos alunos dos vários ciclos de ensino, bem como às respetivas famílias, na semana de 22 a 26 de março, a participar na dinâmica virtual de descoberta das árvores que nos rodeiam. Concretamente, em cada dia dessa semana serão divulgadas, a partir da página de Facebook da Biblioteca Municipal da Covilhã, imagens de exemplares de árvores, acompanhadas de uma breve descrição, para testar ou elevar os conhecimentos sobre as árvores que compõem a nossa floresta.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, entre os dias 22 e 26 de março, o Município da Covilhã envolve as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico numa sessão especial da Hora do Conto “O País da Árvontade”, de Lourdes Custódio, dinamizada pela Biblioteca Municipal, em formato à distância, via plataforma zoom. Trata-se de um avental de histórias que conta a aventura de Pedro, que acorda num país diferente, Árvontade. Aqui, basta desejar algo para que uma árvore dê como fruto o desejo dessa pessoa, mas com uma condição: os frutos devem ser partilhados para que a árvore continue a existir. E quanto mais o fruto é partilhado pelos habitantes desse país, mais cresce a árvore e mais frutos dá. No final, será feito um pedido muito especial às crianças!

As/os interessadas/os em participar nesta iniciativa deverão propor data e horário através do seguinte email: biblioteca@cm-covilha.pt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário