sexta-feira, 19 de março de 2021

Marinha Grande | COMBATE À VESPA ASIÁTICA

A Câmara Municipal da Marinha Grande alerta a população para a adoção de comportamentos que visem a identificação e a disseminação da vespa asiática no concelho, de modo a diminuir o  seu impacto nas zonas onde já se encontra instalada, erradicar novos focos em zonas ainda não ocupadas e prevenir a disseminação da espécie a outras áreas.

No ano de 2020 foram identificados e desativados 113 ninhos no concelho da Marinha Grande, num investimento que representou 9675,00 euros, acrescidos de IVA, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

A vespa apresenta patas amarelas, é predominantemente preta com uma ampla faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela no primeiro segmento. Quando é observada de frente, a sua cabeça é laranja. Mede entre 17 e 32mm.

Na Primavera, cada rainha constrói o seu ninho sozinha, na maioria das vezes num lugar protegido. Os ninhos embrionários ou primários da Vespa velutina parecem pequenas esferas, com 5 a 10cm de diâmetro e com uma abertura no fundo.

Os ninhos secundários ou definitivos são esféricos ou em forma de pêra, com pequenas aberturas laterais, encontram-se principalmente em árvores acima dos 10m, mas por vezes também em edifícios.

Tratando-se de uma espécie predadora de abelhas, configura uma ameaça à sustentabilidade da apicultura em território nacional, assim como na produção agrícola, por via da diminuição da polinização vegetal, no entanto, constitui também um risco para as populações, porque no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo.

Em caso de avistamento de algum ninho não deve, em qualquer circunstância, destruir o ninho e deve comunicar de imediato para a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00), para a GNR-SOS Ambiente (808 200 520) ou para a junta de freguesia da sua área de residência.

A Câmara Municipal apela à colaboração de todos no combate a esta espécie invasora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário