quinta-feira, 22 de abril de 2021

Município da Covilhã inaugura dois novos percursos pedestres na Serra da Estrela


A Câmara Municipal da Covilhã inaugura, no dia 23 de abril, dois novos percursos pedestres na Serra da Estrela, reforçando a aposta no Turismo de Natureza.
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores serão apresentadas e inauguradas pelo Presidente do Município da Covilhã, Vítor Pereira, numa cerimónia que terá lugar na próxima sexta-feira, pelas 15h30, nas Penhas da Saúde.

A Rota do Granito consiste num percurso circular de 8,8 km, com início e fim nas Penhas da Saúde, que percorre um ‘’mar de granito’’ por vários pontos de interesse geológico, morfológico e histórico, como a Lapa do Esgalhado. Este percurso explora os trilhos de pastores, com relevância para a passagem por locais peculiares, de interesse geomorfológico, como a Pedra do Urso e, também, outros lugares como o Alto das Capinhas, com vistas amplas sobre o Covão do Teixo e o Curral do Vento.

A Rota da Varanda dos Pastores é, igualmente, um percurso circular, com forte ligação à história da transumância, percorrendo caminhos ancestrais de pastores, lugares essenciais à pastorícia do Planalto do Alto da Pedrice. Percorre, também, vários pontos de interesse natural, como a Malhada do Prior, a Ribeira de Água Fria e, ainda, dois miradouros naturais que revelam um habitat natural, com vistas deslumbrantes sobre os vales glaciares e encostas da Estrela. Esta rota tem cerca de 12 km, com início e fim no Parque das Merendas das Penhas da Saúde, local estratégico, servido de transportes públicos no período de verão, proximidade a um parque de estacionamento, casas-de-banho públicas, abastecimento de água e parque para merendar.

As Rotas a inaugurar fazem parte de um conjunto de sete percursos, com 62,5 km de trilhos, que o Município homologou recentemente, junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), a fim de dar resposta à crescente procura no mercado turístico de produtos e experiências de Turismo de Natureza e ‘’walking’’. O projeto resulta do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, promovido pela CIMBSE- Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela.

A Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores já se encontram inseridas nas plataformas de utilização gratuita ‘’Responsible Trails Portugal’’ (RT) e ‘’Responsible Trails Mobile APP’’, com informação detalhada sobre os percursos e respetivo grau de dificuldade.

Recorde-se que o Turismo de Portugal tem como estratégia posicionar o País como destino internacional de excelência na área do Turismo de Natureza. A Câmara Municipal procura assim reforçar a oferta de experiências diferenciadoras e cimentar o posicionamento liderante do concelho da Covilhã neste setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário