quinta-feira, 22 de abril de 2021

Anadia representa Região de Aveiro no Concurso Nacional de Leitura


A aluna da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), Anna Shevchenko, conquistou o 1º lugar na categoria do 3º ciclo do Ensino Básico, na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que decorreu, no passado dia 17 de abril, em formato online.

Há ainda a destacar a prestação da aluna Mariana Almeida, da EBSA, que alcançou o 3º lugar na categoria do 2º ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, Anna Shevchenko irá representar a Região de Aveiro na 14ª edição da Final Nacional do Concurso de Leitura, na categoria do 3º ciclo do Ensino Básico, que irá acontecer a 5 de junho, em Oeiras.

De Anadia participaram ainda, nesta última fase do concurso, os alunos Luís Tribuna, da Escola Básica da Poutena (Vilarinho do Bairro), e Matilde Araújo, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão).

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se contente com o retomar do Concurso, dado que, no ano passado, o mesmo havia sido cancelado devido à pandemia. A autarca destacou “a boa prestação” dos alunos do concelho no CIL, considerando que “é com enorme satisfação que o Município vê, pela primeira vez, uma aluna sua participar no Concurso Nacional de Leitura”.

Maria Teresa Cardoso parabenizou a aluna vencedora pela sua excelente prestação, dizendo que a sua presença neste Concurso Nacional, não é mais do que “o reconhecimento de todo o seu esforço e dedicação ao longo de todos estes anos”. Deixou ainda uma palavra de conforto e agradecimento aos restantes participantes anadienses, bem como a todos os docentes que acompanharam os seus alunos neste grande desafio.

O concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, organizado este ano pelo Município de Oliveira do Bairro, tem como objetivos promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nos jovens durante o seu percurso escolar, do 1º CEB ao Ensino Secundário.

O CIL é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 Municípios que compõem a CIM da Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário