quinta-feira, 22 de abril de 2021

Vouzela é a primeira autarquia do país reconhecida como “Vila de Excelência – Nível IV”

Atribuição da bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência pelas práticas inovadoras nos eixos da Mobilidade Ciclável e Amigável e Turismo,

Vouzela é o primeiro município do país a receber a Bandeira “Vila de Excelência – Nível IV”, como reconhecimento público pelo trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação do seu território, nomeadamente “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila Turística”.
O galardão foi entregue no dia 21 de abril pela Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles.

“Começamos hoje, em Vouzela, o périplo pelo país nestas sessões de atribuição de bandeira aos municípios que estão, efetivamente, a cumprir aquilo que se propuseram fazer no seu plano de ação”, disse a responsável do ICVM na sessão.

A autarquia de Vouzela hasteou, a 8 de março de 2017, a bandeira Nível III, por ter atingido um nível de execução dos projetos que estavam definidos no referido plano de ação. “Neste preciso momento, e após avaliação da equipa, foi atingido o grau de maturidade de implementação desses projetos, permitindo, assim, ao município, atingir o nível seguinte, o quarto”, acrescentou Paula Teles.

“Espero que esta bandeira possa terminar um ciclo e dar início a outro que continue a colocar as pessoas no centro dos espaços públicos”, concluiu.

Para Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, “a atribuição desta bandeira resulta de um trabalho construído e estruturado ao longo de vários anos e cujo reflexo se vê agora nesta cerimónia”, disse.

Apesar das contrariedades que o concelho tem vivido nos últimos anos, com a destruição provocada pelos incêndios em 2017 e as intempéries em 2019, “temos conseguido implementar o plano de ação, nomeadamente corrigindo a mobilidade na vila de Vouzela com as obras de regeneração urbana; criando a ecopista, com 7km de troço que nos liga aos concelhos vizinhos e também à ecopista da CIM; com a criação e manutenção de 200km de trilhos de BTT; com a colocação de passadiços na área de lazer da Lapa da Meruje e da Reserva de Loendros, permitindo a fruição destes espaços a pessoas com mobilidade condicionada, e está ainda perspetivada a curto prazo a correção dos acessos às nossas escolas profissional e secundária”, referiu o autarca.

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência é um projeto que se iniciou em 2013, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos municípios portugueses no Portugal 2020. Atualmente, fazem parte desta rede cerca de 50 municípios portugueses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário