segunda-feira, 10 de maio de 2021

Proença-a-Nova | acolhe projeto “Viagem ao Interior dos Livros” na Figueira


A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova foi ao encontro do projeto “Viagem ao Interior dos Livros, das Pessoas e do País”, uma iniciativa do jornalista e escritor João Ferreira de Oliveira que se encontra a percorrer o interior do país ao volante de uma biblioteca itinerante e que fez a primeira paragem na aldeia do xisto da Figueira no dia 7 de maio. “É bom, logo no primeiro destino, encontrar-me com o Nuno Marçal que é alguém que faz disto a sua vida e eu estou a fazer isto uma vez. Por isso é bom encontrar-me com ele, até para mostrar precisamente o trabalho que é feito diariamente pelas bibliotecas itinerantes a nível local”, refere. A visita coincidiu com o regresso de Nuno Marçal ao volante da Bibliomóvel. “Foi um privilégio poder associar a Bibliomóvel de Proença-a-Nova ao arranque deste projeto de ir e levar histórias pelo interior de Portugal. As histórias, tal como as Bibliotecas, são feitas de pessoas para pessoas e contém pessoas dentro”, refere, por sua vez, Nuno Marçal.

Para além da Figueira, o projeto percorreu ainda outras localidades da rede de Aldeias do Xisto, que acolheram esta iniciativa desde o início, nomeadamente Sarzedas, Janeiro de Cima, Cerdeira e Fajão. “Este meu projeto tem um lado romântico”, refere João Ferreira de Oliveira, que pretende acima de tudo vir ao encontro das pessoas e promover o livro e a leitura, complementando o trabalho que é realizado localmente. “Sem livros e sem história somos uma sociedade muito mais pobre. Acho fundamental fazer isto no Interior, sejam projetos isolados como o meu ou como o da Bibliomóvel, porque é importante para combater o isolamento e as assimetrias”.

Os cerca de 500 títulos que enchem as estantes da carrinha foram doados por diversas editoras portuguesas e pela Citroën, que se associa a esta iniciativa. Depois das Aldeias do Xisto, a viagem percorre a Rota da Terra Fria (Trás-os-Montes), o Alentejo Interior e o Algarve Interior. Toda a viagem, que pode acompanhar no Instagram (@viagem_ao_interior), vai ser registada, dando origem a um conjunto de reportagens, a publicar no jornal Público, e uma série documental de quatro episódios, um por cada destino. E, como não podia deixar de ser, um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário