segunda-feira, 10 de maio de 2021

Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2021 é atribuído ao romance Desaparecida, de Ricardo Lemos


O Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs International, a Fundação Lions de Portugal e a Guerra e Paz, Editores têm a honra de anunciar que o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2021 já tem um vencedor. Desaparecida, da autoria de Ricardo Lemos, de 34 anos, natural do Porto, foi o romance a que o júri atribuiu o prémio.
Na avaliação do júri, Desaparecida apresenta «uma narrativa que reflecte uma estrutura tão ampla como elaborada, dotada de inúmeras referências históricas a várias épocas e acontecimentos que surpreendem o leitor, além de utilizar múltiplos cenários geográficos, temporais, espirituais e sociais, que demonstram ser resultado de uma investigação que a distingue.»

O autor, Ricardo Lemos, estudou Cinema em Londres e é Mestre em Escrita Criativa, pela Universidade de Cambridge. Confessa que já foi um transumante, vivendo entre Portugal e Inglaterra, os Estados Unidos e o Tibete – tendo até escrito crónicas de viagens para o Jornal de Notícias durante uma volta ao Mundo –, mas que hoje é um «orgulhoso sedentário». É nesse regresso às origens que nasce Desaparecida: «de uma vontade de conhecer melhor a terra de onde se vem. Do meu interesse por histórias de família, lendas, superstições e textos dos séculos XVI e XVII. De um gosto especial pela fabulação.»

Um trabalho aplaudido pelo júri do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2021. Segundo o júri, Ricardo Lemos «demonstrou a arte de contar histórias dentro da história, mesmo que algumas sejam inverosímeis, como o próprio refere no início. Integrando um vocabulário riquíssimo, esta obra é uma viagem pelo real e pelo imaginário, o que demonstra a sua riqueza, de onde nem o choque de culturas, de crenças e de utopias está apartado.»

Presidido pelo jornalista e romancista João Céu e Silva, o júri contou ainda com a presença do escritor João Nuno Azambuja e dos últimos vencedores do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal José Martinho Gaspar e Evelina Gaspar, assim como de Lucinda Fonseca.
O Prémio Nacional de Literatura é atribuído pelo Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs International, com o apoio da Fundação Lions, numa acção coordenada pelo Dr. Carlos Manitto Torres. A Guerra e Paz, editora associada a este prémio, em parceria com o Lions Clube, publicará Desaparecida, de Ricardo Lemos, em Agosto deste ano, com lançamento previsto para a Feira do Livro de Lisboa e distribuição em todo o país.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário