segunda-feira, 10 de maio de 2021

TAL 3.0: IPSS voltam a receber apoio em hortofrutícolas produzidos localmente


O Município de Leiria, em parceria com a NERLEI, volta a dar vida ao projeto TAL - Terra Alimenta Leiria, lançando agora a 4.ª edição.
Este projeto segue a mesma linha orientadora da 1.ª edição, com as IPSS a receberem hortofrutícolas produzidos pelos produtores locais que vendem no Mercado de Leiria, presencialmente e online.
Com este projeto pretende-se apoiar e incentivar a produção agrícola local e, paralelamente, prestar apoio às IPSS do Concelho de Leiria que viram a sua situação financeira agravada, dadas as contingências impostas para conter a pandemia.

Esta será, ainda, uma excelente oportunidade para contribuir para as boas práticas alimentares, promovendo o consumo de produtos saudáveis e mais sustentáveis, com uma cadeia de abastecimento mais reduzida e, consequentemente, uma menor pegada ecológica.

Este é um projeto que já provou ser uma mais-valia para o concelho de Leiria, com notórios benefícios sociais, potenciando relações de empatia, estreitando laços entre produtores e consumidores e abrindo as portas a relações comerciais mais sólidas no futuro.

O TAL 3.0 vai entregar cabazes de hortofrutícolas às IPSS do Concelho nos próximos dias 13 e 20 de maio, contando que a oferta possa suprir as necessidades das instituições durante essas duas semanas.

As IPSS abrangidas pelo projeto TAL 3.0 são a InPulsar, a CSPPVI – Lar Santa Isabel, o Centro de Acolhimento de Leiria, a AMITEI, a Academia Cultural e Social de Maceira, a OASIS, o Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, A APPDA Leiria, o Centro Social da Casa do Povo de Amor, o Lar de São Francisco, a CASBI, a AMBESSE, o Centro Social Paroquial dos Pousos, a Associação Bem Estar de Parceiros, o Lar Social do Arrabal, a CERCILEI, a Associação Humanitária “Os Amigos de Colmeias”, a Liga Social e Cultural Campos do Lis, a ADASCO e o Instituto de Solidariedade Social de Milagres.

O projeto TAL – Terra Alimenta Leiria foi lançado em abril de 2020, em plena 1.ª fase de confinamento. Posteriormente, em outubro, decorreu a 2.ª edição, com o projeto Turismo Solidário, que contou com o apoio do Visite Leiria, na mecânica e divulgação do programa. Ainda em 2020, pela altura do Natal, surgiu o TAL + Solidário, desta vez contando com a generosidade e apoio dos clientes do Mercado de Leiria, que ajudaram a angariar produtos para posteriormente distribuir pelas IPSS referenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário