quarta-feira, 5 de maio de 2021

European Cancer Research Summit 2021

 

Portugal organiza cimeira europeia sobre investigação na área do Cancro.

Na sessão de abertura da Cimeira Europeia de Investigação na Área do Cancro 2021, organizada pelo Instituto Português de Oncologia do Porto, enquanto membro do consórcio Porto Comprehensive Cancer Center (P.CCC), a Ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que “uma cooperação reforçada e fortes redes de investigação permitirão à Europa manter cuidados e investigação do cancro de alta qualidade, mesmo durante um evento adverso como esta pandemia.”

De acordo com a governante, apesar da concentração de esforços europeus no combate à pandemia de Covid-19, a investigação na área do cancro é “prioritária para o presente e o futuro da União Europeia”.

“Investir em investigação é instrumental no fornecimento de melhores diagnósticos e perspetivas para os doentes. Novas soluções digitais, inteligência artificial e mudança de paradigmas de investigação, focados em dados reais e nos resultados dos doentes, vão ajudar a atingir estes objetivos”, observou, acrescentando: “Promover investigação é uma prioridade para a UE. Investir em investigação aumenta autonomia e promove crescimento económico”.

O ponto alto desta conferência será a apresentação pública da “Porto Declaration on Cancer Research”, uma declaração que exorta ao fortalecimento, a nível europeu, da investigação em todas as etapas do cancro, incluindo a prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento. Este evento insere-se na iniciativa protagonizada pela Presidência Tripartida do Conselho Europeu (Alemanha, Portugal e Eslovénia) que identificou a investigação no combate ao cancro como uma das prioridades para a Europa, tendo como objetivo reduzir significativamente a mortalidade até 2030.

Devido à situação epidemiológica, o evento decorrerá no Auditório Principal do IPO do Porto para um número restrito de participantes, mas será transmitido simultaneamente em streaming na página do Youtube do IPO do Porto: www.youtube.com/c/IPOPorto74.

Esta cimeira europeia constitui uma iniciativa que decorre num contexto em que a temática do cancro assume especial relevância. De facto, o atual Trio de Presidências, constituído por Alemanha, Portugal e Eslovénia, assinou uma Declaração conjunta na área da investigação do cancro por ocasião da conferência de 13 de outubro de 2020, além de ter adotado o novo Plano Europeu de Combate ao Cancro (Europe’s Beating Cancer Plan).

Visite:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/

European Cancer Research Summit 2021 – Programa

Nenhum comentário:

Postar um comentário