quarta-feira, 5 de maio de 2021

Nota informativa sobre a Festa da Nossa Senhora de Vagos

Os festejos de Nossa Senhora de Vagos 2021 vão ter lugar no próximo dia 24 de maio e serão marcados pela celebração da Eucaristia no Santuário, com benção do Bodo, às 10.00 horas, que neste ano, face ao contexto de desconfinamento da pandemia de COVID-19 que vivemos, se vai processar em modelo presencial, no entanto condicionado a um número limitado de 575 lugares, com o objetivo de garantir as necessárias medidas de segurança higiénico-sanitárias durante a celebração, que será presidida pelo reverendíssimo Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos. 
Com o objetivo de criar um melhor modelo de organização da cerimónia e de ordenar convenientemente o espaço disponível do Santuário para o efeito, será necessário que os fiéis que pretendam assistir à celebração eucarística, adquiram previamente um livre-acesso, devidamente identificado e numerado, ligando para o Santuário de Nossa Senhora de Vagos através do número 234 792 406, entre os dias 9 e 15 de maio. 
Durante a manhã do dia 24 de maio e até às 12.00 horas, o trânsito estará condicionado em diversas artérias e só existirá a possibilidade de aceder ao Santuário mediante a apresentação às autoridades competentes do referido livre-acesso. 
No sentido de que estas celebrações decorram com o máximo de segurança e com o mínimo de incómodo possível, adverte-se para o facto de este ano, não ser permitida a realização de piqueniques e feira no recinto do Santuário. 
No espaço irá constar sinalização específica, dando conta destas medidas e contribuindo para a melhor informação a todos aqueles que, no próximo dia 24 de maio se desloquem ao Santuário de Nossa Senhora de Vagos. 
Neste dia, para além da celebração da eucaristia, a Imagem da Senhora de Vagos vai percorrer as ruas da paróquia, a partir das 20h, em cortejo automóvel, sendo que, à semelhança de 2020, esta não será presencial, repetindo-se o modelo de transmissão online através da página de Facebook da paróquia de S. Tiago de Vagos. 
Em suma, não sendo ainda possível retomar, na totalidade, a tradicional peregrinação, estes festejos em honra de Nossa Senhora de Vagos, no panorama atual que permite uma maior abertura, são já um avanço por comparação com aquilo que aconteceu no passado ano. 
Para que o que está delineado no plano das celebrações possa acontecer com toda a normalidade, será necessário que todos os que se desloquem ao Santuário cumpram com todo o rigor as presentes indicações, mais aquelas que, entretanto, serão emanadas. 
Vamos todos contribuir, através do cumprimento estrito das normas, para que os festejos em honra de Nossa Senhora de Vagos 2021 decorram com a dignidade que a data merece. 

quarta-feira, 5 de maio de 2021 
Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Vagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário