quarta-feira, 5 de maio de 2021

Vagos aposta na valorização dos óleos alimentares usados


O Município de Vagos dá mais um passo na sustentabilidade e dá as mãos à Mistolin e à EcoX para fazer chegar a toda a comunidade o Programa SPARC Vagos: um programa de sensibilização intramunicipal inserido no programa Green Grease – programa pioneiro a nível mundial que garante a transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos profissionais.

O SPARC tem como principal objetivo a sensibilização e a criação de hábitos de reciclagem do óleo alimentar usado (OAU):

Sensibilizar para a proteção do ambiente;
Promover os comportamentos de reutilização e reciclagem;
Aumentar a quantidade de óleos alimentares usados recolhidos para reciclagem e encaminhados para valorização;
Reciclar os óleos alimentares usados (OAUs recolhidos);
Consciencializar para a importância da economia circular na proteção do ambiente.

Cada dia que passa são geradas 150 toneladas de óleos alimentares usados, apenas em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em graves danos para o ambiente, canalizações redes pública e casas, solo, clima, meio aquático e num peso financeiro significativo para os municípios. De forma a apelar-se à consciencialização da importância de como se deve reciclar este resíduo foram colocados oleões em todas as escolas e outros locais do Município.

O SPARC Vagos está inserido no Programa Green Grease, levado a cabo pela Mistolin Pro e EcoX, que dá uma segunda vida ao óleo alimentar usado. O Programa materializa uma ligação - até à data inexistente - entre a transformação de um resíduo (óleo vegetal usado) e o fornecimento de um produto de primeira necessidade (detergentes ecológicos profissionais), tornando-se assim pioneiro a nível mundial a fazê-lo e a prova real de que os princípios de Economia Circular podem integrar um modelo de negócio rentável a toda a cadeia de valor.

O Municípios de Vagos dá assim mais um passo na sua estratégia de políticas ambientais, colocando-se na vanguarda da sustentabilidade.

BE A HERO. BE GREEN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário