sexta-feira, 17 de setembro de 2021

No âmbito do Projeto Milage Aprender + Município de Silves renova Protocolo com a Universidade do Algarve


O Município de Silves e a Universidade do Algarve renovaram o protocolo de colaboração no âmbito do Projeto MILAGE APRENDER +, traduzido na implementação do “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas APRENDER+© Matemática” nos Agrupamentos de Escolas Silves e Silves Sul, no ano letivo 2021/2022. Este é, assim, o segundo ano letivo em que os alunos do concelho de Silves têm acesso a este projeto que permite aos mesmos, através de uma app concebida para dispositivos móveis, acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.
Esta ferramenta de apoio inovadora, que está a merecer o interesse e a adesão de inúmeros municípios portugueses e de quatro países estrangeiros, facilita quer a aprendizagem dos alunos (no que respeita à resolução autónoma de fichas de exercícios), quer a gestão de tempo dos professores (atendendo a que não têm de resolver na sala de aula os exercícios que constam nas fichas integradas na plataforma). Por outro lado, a implementação deste projeto permitirá aos alunos estudar num ambiente gamificado, onde são contemplados diferentes níveis de dificuldade de exercícios, possibilitando, assim, o apoio a alunos com maior dificuldade de aprendizagem e incluir também alunos que estejam num nível mais avançado. A plataforma contempla, ainda, vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e para uma aprendizagem ativa centrada no aluno, possibilitando a resolução dos exercícios passo a passo.

Com a renovação deste protocolo pretende-se manter a aposta na promoção do desenvolvimento qualitativo do sistema educativo, através da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e de aprendizagem móvel, por forma, a que através de um trabalho em rede, realizado com os diferentes agentes educativos, se desenvolvam projetos mobilizadores e inovadores, ao serviço das aprendizagens dos alunos, fomentando, assim, no seio da comunidade educativa uma cultura de responsabilidade pelo sucesso escolar.

 

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