sexta-feira, 17 de setembro de 2021

XIX Congresso Ibérico de Entomologia realiza-se em formato on-line, a partir de Coimbra

 De 21 a 24 de setembro de 2021, a Entomologia Ibérica reúne-se virtualmente em torno do tema “Os Insetos e o Homem” para discutir a incrível diversidade destes organismos, as suas ameaças e possíveis benefícios para o Homem. O evento é organizado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Entomologia.

O objetivo principal deste evento, que devido à situação pandémica foi adaptado para promover uma experiência segura, é a reunião e troca de conhecimento entre profissionais e amantes da Entomologia, “para assim se compreender o estado atual e criar sinergias para fazer a área progredir”. As vantagens do formato online, associadas ao menor impacte ambiental e menos custos para os participantes, permitiram atrair um elevado número de inscritos (mais de 400), que incluem participantes de toda a Península Ibérica e América Latina, muitos dos quais estudantes.

"Os Insetos e o Homem", "Entomologia Agrícola & Florestal", "Entomologia & Saúde", " Comunicação de Ciência (SCICOM) em Entomologia", "Espécies Invasoras", "Taxonomia, Sistemática & Evolução", "Biodiversidade, Biogeografia & Conservação" e "Biologia & Ecologia" são os temas do congresso, que compreende palestras, workshops diversificados, comunicações orais e apresentações de posters. Para o congresso estão convidados vários oradores internacionais, com um foco Ibérico (ainda que não exclusivamente), especialistas nas temáticas em abordagem. A palestra inaugural, no dia 21, às 16h30, sobre “Controlo biológico de pragas agrícolas”, será proferida por Elisabete Figueiredo do Instituto Superior de Agronomia. Esta palestra, assim como a maioria das palestras plenárias, será transmitida em direto a partir de StreamYard para as redes sociais do Congresso(https://www.facebook.com/XIXCIECOIMBRA e http://tiny.cc/youtubeXIXCIE), permitindo que qualquer pessoa interessada possa assistir.

Associado ao XIX CIE, está ainda decorrer, de 12 a 24 de setembro, um BIOBLITZ Ibérico de insetos no qual todos estão desafiados a participar. Basta registarem-se/entrarem no iNaturalist/ Biodiversity4All, aderir ao Projeto BIOBLITZ Ibérico de insetos e fotografar os insetos observados.

Todas as informações sobre o evento, incluindo programa, palestrantes convidados e temáticas debatidas, estão disponíveis em https://xixciecoimbra.wixsite.com/oficial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário