sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Proença-a-Nova | Programa de animação de verão com balanço positivo

A época balnear no concelho de Proença-a-Nova terminou oficialmente no dia 13 de setembro, numa semana marcada pela chuva e descida das temperaturas máximas, contrastando com o tempo quente registado em julho e agosto, meses altos para o sector do turismo. A afluência aos espaços balneares foi um excelente indicador para as taxas de ocupação no sector hoteleiro e também o Centro Ciência Viva da Floresta, dos equipamentos mais visitados no concelho, recebeu entre 26 de junho e 13 de setembro 2.957 visitantes, mais 856 do que em igual período de 2020. Para além da oferta criada pelas praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, pelas zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e pelas piscinas públicas de Pedra do Altar, Proença-a-Nova (piscina coberta) e São Pedro do Esteval, o Município dinamizou o habitual programa de animação de verão com diversas iniciativas desportivas e culturais.

O Grupo de Desporto realizou, nos meses de julho e agosto, as aulas de hidroginástica nas piscinas, com a participação, em média, de 15 pessoas por sessão. Também o Parque Urbano recebeu a aula de ginástica ao ar livre, uma vez por semana, com a presença de oito pessoas, em média. Foi ainda realizada a descida de rio, a 24 e 31 de julho, com as inscrições a lotarem nos quatro percursos, iniciativa dinamizada em colaboração com a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Padrão.

No campo cultural, e tendo em conta que as aldeias ainda não puderam promover a tradicional festa, considerando as restrições devido à pandemia da COVID-19, o Município disponibilizou música nas localidades que o solicitaram para dar um “ar de festa” durante os fins de semana em que costumava decorrer a festividade. Adicionalmente, na atividade “Uma tarde bem passada”, grupos de música popular, do concelho e da região, animaram os locais onde existem espaços abertos ao público – privados ou geridos por associações.

Os espaços balneares receberam dez sunsets cortiçada, com o DJ Miguel Domingos, nos Paços do Concelho teve lugar o espetáculo de magia com Mário Daniel, a 7 de agosto, e, para um público mais abrangente, no início do mês de setembro, realizou-se o concerto com o grupo Big Gang Orquestra no Parque Urbano, inicialmente agendado para 14 de agosto, mas adiado devido ao surto de COVID-19 na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova que motivou o cancelamento de todas as atividades durante duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário