sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Proença-a-Nova | Vindimas aumentam afluência ao CCV da Floresta


O Centro Ciência Viva da Floresta tem verificado uma maior procura do serviço do laboratório de análise de vinho. Desde o seu início tem havido uma maior procura dando aos seus clientes auxílio durante as várias fases do processo de elaboração do vinho. Catarina Antunes, responsável pelo laboratório, antecipa “muito trabalho até final de março. Fazemos o acompanhamento desde o controlo de maturação das uvas, controlo de mostos frescos e consequentes análises para garantir uma melhor conservação do vinho”.

Existem agora mais utilizadores do que à data do ano anterior e o ritmo promete continuar acelerado nos próximos meses. Catarina Antunes refere que os novos clientes não se limitam às fronteiras do município: “o laboratório tem clientes que vêm de Mação, Sertã, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e até Abrantes. Nós tentamos dar resposta de forma rápida (no próprio dia) pois no vinho existem seres vivos que “nunca dormem”. Não nos limitamos a dar indicações para as pessoas fazerem só por fazer, mas tentamos explicar-lhes o porquê desse procedimento, a ciência que está por detrás”. Apesar de consciente do significado de receber novos clientes, Catarina Antunes aponta que “é importante verificarmos que aqueles que já nos procuravam antes, continuem a solicitar a nossa ajuda, ano após ano, porque isso significa que gostam do trabalho que realizamos”.

Com o laboratório em funcionamento desde 2012, Catarina Antunes, não esconde o espanto em relação à procura por parte da população: “sinto que as pessoas estão muito mais recetivas. No início do projeto disse ao enólogo, que dá apoio técnico ao laboratório, que achava que a população não fosse aceitar ajuda, por haver hábitos vincados de elaboração do vinho, mas pelo contrário, mesmo as pessoas mais idosas começaram a procurar o nosso apoio nesta área”, frisa.

Para mais informações consulte www.ccvfloresta.com ou por telefone 274 670 220.

Nenhum comentário:

Postar um comentário