terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Leiria | Estudo | Exercício físico

 CHL e Politécnico de Leiria avaliam efeitos em doentes hipertensos e diabéticos.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria iniciaram em janeiro um estudo denominado «Efeito da implementação de consulta de prescrição de exercício e mudança comportamental na saúde e qualidade de vida em doentes hipertensos e/ou diabéticos», que deverá terminar em dezembro de 2023.

Este estudo integrará 123 participantes com o objetivo de avaliar os efeitos do exercício físico e da mudança comportamental na situação clínica, aptidão física e saúde mental.

Os participantes voluntários serão recrutados para este estudo nas consultas de diabetes e de hipertensão arterial no Hospital de Santo André (HSA), devendo ter mais de 18 anos e estar clinicamente aptos e estáveis.

Os participantes serão divididos em três grupos de acordo com a motivação para realizar exercício: grupo de controlo (não fazer exercício); grupo home-based (fazer exercício em casa de forma autónoma) e grupo center-based (fazer exercício com acompanhamento presencial). Os participantes do grupo de controlo receberão as recomendações da Organização Mundial de Saúde para a atividade física e comportamento sedentário, e serão incentivados a adotar um estilo de vida saudável, mantendo as consultas e acompanhamento. Quanto aos participantes dos restantes dois grupos será prescrito um plano de exercício específico e personalizado, de acordo com as necessidades identificadas.

O projeto prevê que os participantes realizem, em primeiro lugar, uma avaliação clínica, em contexto de consulta médica de acompanhamento hospitalar, e serão então encaminhados para uma consulta de mudança comportamental com um psicólogo. Por fim, serão orientados para a consulta de prescrição do exercício com um fisiologista do exercício.

O estudo decorre nas instalações do HSA e os programas de exercícios serão supervisionados clinicamente pela equipa médica definida do Serviço de Medicina Interna. Os participantes realizarão o seu plano de exercício físico entre dois a três dias por semana, não consecutivos, durante os dois anos do estudo, sob a supervisão de fisiologistas do exercício de modo remoto.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário