terça-feira, 25 de janeiro de 2022

LEGISLATIVAS ESTÃO A DECORRER COM NORMALIDADE NA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande, em colaboração com as freguesias do concelho, está a assegurar todos os procedimentos para que o ato eleitoral para a Assembleia da República decorra com normalidade e cumprindo as normas da Direção-Geral de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, congratula-se “com a forma como tem decorrido a preparação do processo eleitoral, num envolvimento com as juntas de freguesia e demais entidades que supervisionam a administração eleitoral. A sinergia entre todos tem sido fundamental, para que as eleições decorram com normalidade e a segurança para todos”.

Aurélio Ferreira agradece “a todas as pessoas que se disponibilizaram para assegurar o funcionamento das secções de votos, num contexto particularmente exigente e de maior risco, devido à pandemia. De modo a garantirmos a segurança e saúde de todos, vamos realizar testes rápidos de antigénio aos membros de secções de voto, à semelhança do que já aconteceu para o voto antecipado, em articulação com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde da Marinha Grande, a quem muito agradecemos”.

O exercício do voto antecipado em mobilidade, decorreu no passado dia 23 de janeiro, tendo sido disponibilizadas quatro mesas de voto, o dobro das mesas disponibilizadas nas eleições presidenciais, que funcionaram no Edifício da Resinagem. Dos 1036 eleitores inscritos, votaram 966 pessoas, o que correspondeu a 93%.

No dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal da Marinha Grande vai recolher 36 votos antecipados para internados em estruturas residenciais e um voto correspondente a uma pessoa confinada.

Para o dia 30 de janeiro, serão disponibilizadas 28 secções de voto para a Freguesia da Marinha Grande (26 - Marinha Grande, 1 - Pilado e 1 - São Pedro de Moel), 6 secções de voto para a Freguesia de Vieira de Leiria (4 - Vieira de Leiria, 1 - Praia da Vieira e 1 - Passagem, sendo de assinalar a alteração do local de voto em Vieira de Leiria, que passa a ser efetuado nas instalações da Junta de Freguesia, em vez de ser na Escola Básica António Vitorino, como acontecia no passado) e 1 secção de voto para a Moita.

Mantêm-se assim, as 35 secções de voto, já existentes nas eleições para o Presidente da República e Autárquicas 2021. Relativamente às eleições legislativas de 2019, há um acréscimo de duas mesas de voto na Freguesia da Marinha Grande. No processo eleitoral do próximo domingo estarão envolvidas 175 pessoas nas secções de voto.

À semelhança de anteriores atos eleitorais, o espaço será devidamente sinalizado, tendo presente o momento de pandemia que continuamos a atravessar. Ainda que tenha sido administrada a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos membros das mesas que o pretendessem, todos os membros serão testados antes do ato eleitoral, procedimento que foi também aplicado às pessoas que estiveram de serviço no âmbito do voto antecipado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário