terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Proença-a-Nova | Ano em Revista: o que aconteceu em 2021 no concelho

O Município de Proença-a-Nova proporcionou ao longo de 2021 uma vasta oferta de eventos de carácter social/comunitário, humanitário, cultural ou desportivo. O primeiro semestre do ano foi em grande parte marcado pelas restrições de prevenção e combate à pandemia da Covid-19 com a predominância da realização de eventos online. Numa fase posterior, no segundo semestre de 2021, com o avançar da vacinação no país, as medidas começaram a ser atenuadas, altura em que que se voltaram a poder realizar eventos de forma física.
No mês de janeiro destaca-se a realização do VI Encontro de Associações, via online; o arranque das obras de construção da Torre de Vigia da Serra das Talhadas e a apresentação do livro “Da Raia Seca ao Pinhal”, de Álvaro Carvalho. Em fevereiro foi iniciado o processo de vacinação; o Grupo de Desporto disponibilizou uma vasta lista de aulas de ‘Ginástica em casa’; o interior do leito da Ribeira da Fróia foi alvo de investimento, havendo também a aprovação de mais de 20 mil euros para apoio a agentes económicos do concelho, na sua maioria a área da restauração. Em março o Município entregou mais de 70 mil euros a empresas do concelho da área da restauração e também empresários do setor do comércio e dos serviços; decorreu a 1ª Edição da Corrida Virtual de Primavera e o Viveiro Municipal bateu recorde de recolha de resíduos. Em abril a Biblioteca Municipal celebrou 26 anos ao serviço da cultura e foi iniciado o processo de renovação do Largo do Patacão, em Montes da Senhora. Em maio conta-se a realização do Festival da Cereja; distinção da Praia Fluvial do Malhadal e da Praia Fluvial da Fróia como praias ‘Qualidade de Ouro’, pela Quercus, e a apresentação do livro "O Menino, o burro e a couve", por João Gabriel Batista;
Já na segunda metade do ano, junho foi mês em cheio com vários destaques para se assinalar: o Proença ON Festa, contou com transmissão online, houve o primeiro passeio noturno de bicicleta, os Bombeiros receberam duas novas viaturas, foi inaugurada a reconversão da antiga escola do Vale da Ursa, regressou a Taça do Município, e foram inaugurados a Menina dos Medos, no Sobral Fernando, Magma Cellar, nos Cunqueiros e a Torre de Vigia, na Serra das Talhadas. Julho foi mês de se dar o lançamento da ampliação do CCV da Floresta, registou-se a Ultramaratona PT281+ e a Eco Race, a apresentação do livro “Proença-a-Nova: Arqueologia e Património Construído”, em estágio estiveram no concelho ainda 65 jovens basquetebolistas e vários investigadores do Campo Arqueológico. Agosto ficou marcado pelo regresso das atividades abertas ao público, decorreu com sucesso o Festival da Tigelada, o Campo Senhora das Neves teve o arranque das obras de reabilitação e foi inaugurado o novo mural de Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, nas Cimadas. Em setembro inicia-se com o registo a conclusão da Via Ferrata da Serra das Talhadas, da realização do Festival dos Sabores Caprinos e da Aldeia Djembe Camp, na Aldeia Ruiva. 
Outubro trouxe o regresso à atividade da Universidade Sénior, equipamentos renovados no Campo de Tiro Nave à Metade, o Aniversário da Marca é Capaz e lançamento de produtos, e ainda o Festival de Arte Urbana. Novembro a gastronomia e a literatura estiveram de mãos dadas na apresentação do Prémio Literário Pedro da Fonseca, foi acolhido o Congresso Internacional de Animação Sociocultural e inaugurado o novo espaço BUPi. Em dezembro, David Antunes deu concerto no Auditório Municipal, procedeu-se a assinatura de protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol, decorreu o Mercado dos Sabores de Natal e por fim, as Seleções Nacionais de sub-21 de futsal estagiaram no nosso concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário