terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Ansião | Dr. Travassos homenageado no seu centenário


O Município de Ansião irá prestar uma especial homenagem ao Dr. Fernando Travassos no dia em que completaria 100 anos de vida.
No próximo dia 1 de fevereiro, algumas iniciativas irão ser levadas a cabo para assinalar o centenário do Dr. Travassos, o “médico do povo” ansianense, defensor das tradições e apoiante da força associativa do concelho que o acolheu e onde desenvolveu a sua carreira profissional e um exemplar humanista que perdurará na memória de todos quantos tiveram o privilégio de com ele partilhar alguns momentos.

A partir das 10h30, o Consultório da Memória, inaugurado em 2019, abrirá as suas portas, no âmbito do “Dia Aberto”, para receber todos os que queiram visitar e revisitar o espaço de perpetuação da atividade clínica desta figura ímpar.

No período da tarde, terá lugar, no Auditório da Câmara Municipal, o Colóquio “Dr. Travassos, O Médico do Povo”, a que se seguirá, na Praça do Município, às 17h00, a inauguração do busto do Dr. Fernando Travassos, cerimónia que finalizará com a atuação da Cantata do Rancho Típico de Alvorge.

O local escolhido para a implantação do busto do Dr. Travassos, junto à Praça do Município, foi aquele que, no dia da inauguração do espaço dedicado ao seu espólio, 10 de agosto de 2019, acolheu também a “Oliveira SNS”, plantada numa parceria entre o Município de Ansião e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em reconhecimento ao criador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut. Nele passará a evocar-se também outra personalidade de relevo assinalável a nível da saúde e ao serviço do SNS local, muito acarinhada pela comunidade ansianense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário