sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Apoio de 20 mil euros: Bandas filarmónicas do concelho Cantanhede recebem apoio da Câmara Municipal

De acordo com deliberação camarária a Associação Musical da Pocariça, a Filarmónica de Covões, a Phylarmonica Ançanense e Filarmónica Marialva de Cantanhede vão receber da Câmara Municipal um subsídio de 5.000 euros cada uma. Este apoio é complementar aos subsídios que a autarquia concede às associações culturais, tendo em conta os custos da atividade que as quatro filarmónicas desenvolvem ao nível da formação de jovens no campo da música e do desenvolvimento de competências para uma cidadania ativa.

Por outro lado, como a pandemia de Covid-19 teve um impacto enorme na vida destas instituições, colocando em causa a sua própria sobrevivência, para a autarquia tem sentido fazer um esforço financeiro adicional, no sentido de lhes proporcionar condições para prosseguirem a ação pedagógica e cultural. Efetivamente, a situação pandémica que se tem vivido nos últimos dois anos privou as bandas filarmónicas do exercício maior do seu objeto estatutário, ou seja, a realização de concertos e atuações em diferentes tipos de eventos.

A diminuição drástica das receitas resultantes dessas atuações tem levantado dificuldades acrescidas à existência de disponibilidade financeira para adquirir e reparar instrumentos, renovar o fardamento dos músicos, melhorar as infraestruturas e os equipamentos ou proporcionar aos músicos as condições para o ensino de música e ensaios dos instrumentistas para preparação do repertório.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro da Cultura enfatiza “a dedicação e o empenho abnegado dos elementos que constituem os órgãos sociais das verdadeiras escolas de virtudes que são as filarmónicas num esforço coletivo em que participam também os músicos, os aprendizes, os familiares e as comunidades locais. Por isso, a Câmara Municipal não podia ficar indiferente às circunstâncias especialmente penosas porque estão a passar, o que justifica o apoio excecional que o Município de Cantanhede decidiu atribuir-lhes para que disponham dos meios indispensáveis à sua atividade”, refere o autarca.

Entretanto, as quatro bandas filarmónicas do concelho de Cantanhede participam no “HAPPY JAZZ – A música que nos une”, projeto de animação cultural que está a ser desenvolvido pela autarquia cantanhedense com as suas congéneres de Soure e Figueira da Foz, no âmbito de uma parceria promovida pela CIM – Região de Coimbra.

Esta iniciativa pretende aproximar, através da música, as 18 bandas filarmónicas dos municípios envolvidos, designadamente na criação e transmissão de conteúdos técnico-pedagógicos na área do jazz tradicional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário