sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Direção Regional de Cultura do Centro comemora Dia Mundial da Antropologia


A 17 de fevereiro o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha promove o evento que conta com uma visita à reserva de esqueletos.

“A alimentação no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha” é o tema base da conferência que decorre a 17 de fevereiro, às 18 horas, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. O início do programa conta com a apresentação do estudo de Ana Sofia Ribeiro “A dieta de uma comunidade religiosa feminina: estudo dos isótopos estáveis de carbono e azoto numa amostra do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra”. A investigadora realizou este estudo em 2019 com o objetivo de caracterizar a dieta das clarissas de Santa Clara-a-Velha entre os séculos XIV e XVII e a análise foi feita a partir de uma seleção de ossos pertencentes a 28 esqueletos exumados nas escavações do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Esta apresentação será seguida de uma visita à reserva, onde o público poderá contactar com os esqueletos que serviram de base ao estudo de Ana Sofia Ribeiro.

A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória e limitada a 30 participantes, e deverá ser feita através do email mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt.

Esta ação está integrada na estratégia que a Direção Regional de Cultura do Centro tem em curso para a aproximação do público e dos investigadores ao espólio da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário