sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Concerto agendado para a Igreja de Pedorido: CICLO DE MÚSICA ANTIGA PASSA POR CASTELO DE PAIVA

I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património, depois dos concertos realizados durante o Verão do ano passado, regressa este mês de Fevereiro, com mais três apresentações do Iberian Ensemble, estando agendado para a noite do dia 18, pelas 21h15 o primeiro concerto na Igreja de Santa Eulália de Pedorido, em Castelo de Paiva.

Os dois primeiros concertos contam com a participação dos músicos Alexandre Andrade (no traverso), Jardel Souza (na viola da gamba) e João Ferreira (na teorba), sendo que, no último concerto, David Cruz (no violoncelo barroco) substitui Jardel Souza.

O repertório musical prevê obras de M. Blavet (1700-1768), J. B. Boismortier (1689-1755), M. Marais (1656-1728) e D. Scarlatti (1685-1757), sendo a entrada nos concertos gratuita, embora condicionada à lotação dos espaços, por ordem de chegada.

Iberian Ensemble, dirigido por Alexandre Andrade, é um grupo de música antiga que dedica a sua performance histórica ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, como a flauta barroca (traverso), viola da gamba, teorba, violoncelo barroco ou cravo, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.

Ciclo de Música Antiga conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, do Centro Cultural de Amarante (CCA), da Rota do Românico, da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, sendo que, os restantes concertos deste ciclo estão agendados para 19 Fevereiro, pelas 21h15 na Igreja de São Tiago de Valadares, em Baião, e no dia 26 deste mês, também pelas 21h15, na Capela de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão, em Souselo, Cinfães.

Carlos Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário