sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Cientista da UC participa na 7ª Assembleia do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência da ONU

Filipa Bessa, investigadora da Universidade de Coimbra (UC), vai participar na 7ª Assembleia do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que se realiza amanhã, 11 de fevereiro, em formato virtual, a partir da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Este ano, o Dia Internacional da Mulher e das Meninas na Ciência tem como tema “Equidade, Diversidade e Inclusão: a Água une-nos” e reúne especialistas de todo o mundo. A assembleia irá mostrar as melhores práticas, estratégias, soluções aplicadas e experiências no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente o ODS 6 - Água potável e saneamento.

Filipa Bessa, especialista na área da poluição marinha por microplásticos, vai focar a sua intervenção «nos desafios de proteção e restauro dos recursos aquáticos, nos desafios dos contaminantes emergentes e nas oportunidades que a Década dos Oceanos proporcionará no envolvimento em rede, com iniciativas de cooperação e ação coletiva».

«Precisamos capacitar cada cidadão para cuidar do oceano e permitir que todas as mulheres desempenhem papéis transformadores e ambiciosos na compreensão, exploração, proteção e gestão sustentável do nosso oceano. As mulheres estão envolvidas em todos os aspetos da interação com o oceano, mas muitas vezes as suas vozes estão ausentes no nível de tomada de decisão», afirma.

Para a investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), «é uma honra poder participar, enquanto mulher e cientista, nesta iniciativa que promove o contributo justo e balanceado de homens e mulheres na ciência e na sociedade e a partilha de histórias inspiradoras que nos ajudarão nos desafios que enfrentamos para a proteção da água – recurso vital para a sobrevivência da nossa espécie e do planeta».

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído pela ONU em 2015. Celebrado a 11 de fevereiro, este dia tem como objetivo promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Mais informação sobre o evento está disponível em: https://www.womeninscienceday.org/index.html e em: https://february11.net/#to-top.

Cristina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário