terça-feira, 22 de março de 2022

Navalny condenado a 9 anos de prisão

O dirigente oposicionista russo Alexei Navalny foi hoje considerado culpado de uma “fraude” que “envolve grandes quantias de dinheiro” e condenado a nove anos de prisão.

Navalny cometeu fraude. Quer dizer: apropriação de bens alheios através do engano e do abuso de confiança”, disse a juíza Margarita Kotova, citada pela agência Interfax.

A juíza esteve presente na prisão onde Alexei Navalny se encontra detido desde que regressou à Rússia em janeiro de 2021, depois de ter estado em convalescença num hospital na Alemanha na sequência de envenenamento.

O caso de fraude contra o oposicionista que fundou um centro de denúncia anticorrupção na Rússia está a ser julgado desde o ano passado.

A procuradoria pediu na semana passada que a pena de prisão de dois anos e meio que Navalny cumpre fosse aumentada para 13 anos de cadeia.

Navalny já se encontra preso desde janeiro de 2021.

O oposicionista deve cumprir a pena num estabelecimento prisional de “regime severo”, o que significa que as condições de detenção vão ser mais estritas.

O ativista russo de 45 anos começou a ser julgado em meados de fevereiro numa sala de tribunal improvisada na cadeia onde se encontra, a cerca de 100 quilómetros de Moscovo.

Navalny foi acusado de se ter apropriado de milhões de rublos que tinham sido doados às organizações de combate à corrupção que fundou na Rússia, mas também foi condenado por ter faltado ao respeito do tribunal, num processo anterior.

SIC Notícias

Imagem: Visão Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário