terça-feira, 22 de março de 2022

Proença-a-Nova | Agrupamento de Escolas dinamiza o projeto “STOP Bullying”


A ação do projeto “STOP bullying” de dia 15 de março foi feita de alunos para alunos: a turma do 8ºA, com orientação da professora Maria do Rosário Cristóvão e de outros professores e o apoio dos serviços de educação/orientação e de intervenção social, apresentaram aos colegas do 7º e 8º anos e do ensino profissional o seu trabalho de pesquisa sobre o que é o bullying e as diferentes formas em que se manifesta. Os resultados de um inquérito realizado às turmas do 5º e 6º ano sobre o bullying foram apresentados na ocasião. Adicionalmente, ao longo do ano letivo, os alunos tiveram a possibilidade de escrever a sua história de bullying, colocando-a numa caixa deixada na biblioteca da escola com o lema “Conta a Tua História”. Diante dos alunos que assistiram à palestra, foram lidas as diversas histórias deixadas nesta caixa.

Numa segunda parte da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir Paula Varandas, advogada mediática em casos relacionados com a temática, que explicou alguns dos normativos em vigor e as suas consequências, incluindo para as idades do público presente no auditório municipal. Alertou ainda os jovens dizendo que a violência tem consequências, dando exemplos muito realistas e pragmáticos de crimes e dos seus desfechos para os jovens. A palestrante falou também do namoro violento, muito presente nesta faixa etária, alertando rapazes e raparigas para as consequências irreversíveis que estes casos têm no “agora” e as marcas que ficam para o resto da vida. Paula Varandas incentivou à denúncia destas situações abusivas, referindo que “é no namoro que tudo começa e só tu podes decidir quando acaba”.

Esta atividade está integrada no projeto "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar", cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário