sexta-feira, 29 de abril de 2022

Ciclista Amy Pieters recupera consciência, quatro meses após queda em treino

Neerlandesa foi submetida a intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro, tendo sido colocada em coma.
A neerlandesa Amy Pieters recuperou a consciência, quatro meses após a queda sofrida durante um treino, indicou, esta quinta-feira, a sua equipa, a SD Worx, precisando que ainda não é possível determinar as sequelas das lesões cerebrais da ciclista.
A condição [clínica] de Amy Pieters alterou-se. Ela está consciente. Isto significa que consegue comunicar ligeiramente, de forma não verbal. Amy reconhece pessoas, entende aquilo que lhe é dito e é capaz de realizar mais e mais tarefas”, lê-se no comunicado da formação dos Países Baixos.
A nota esclarece que os médicos não conseguem ainda determinar “quais as sequelas residuais e as capacidades remanescentes” que a ciclista terá na sequência das lesões cerebrais que sofreu.
Pieters caiu, em 23 de dezembro passado, quando estava concentrada com a equipa de pista neerlandesa na região de Calpe, a norte de Alicante (Espanha), com a queda a ser provocada por toques entre as bicicletas das corredoras.
A ciclista, de 30 anos, foi submetida a intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro, tendo sido colocada em coma, no hospital de Alicante.
Em 6 de janeiro, Amy Pieters foi levada para um hospital nos Países Baixos, e, segundo o comunicado desta quinta-feira da sua equipa, desde meados de fevereiro tem seguido “um programa especializado intensivo de neurorreabilitação”.
A corredora neerlandesa é uma especialista de provas de pista, tendo sido três vezes campeã do mundo de madison. Foi também campeã europeia de estrada em 2019.

SIC Notícias
Imagem: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário