sexta-feira, 29 de abril de 2022

Marinha Grande | MUNICÍPIO E CENTRO DE SAÚDE ALERTAM PARA PREVENÇÃO DE MAUS TRATOS


O Município da Marinha Grande e o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde associaram-se à campanha do Laço Azul, que sinaliza abril como o mês da prevenção dos maus tratos infantis, através de iniciativas que visaram sensibilizar a comunidade para o bem cuidar das crianças e o compromisso dos profissionais de saúde para que isso aconteça.
Nos dias 27 e 28 de abril, alunas do curso técnico auxiliar de farmácia, da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, realizaram ações de sensibilização aos utentes do Centro de Saúde, acerca da história e do simbolismo do laço azul e deram a conhecer os direitos das crianças nos serviços de saúde.
No dia 27 de abril, no parque de estacionamento do Centro de Saúde da Marinha Grande, os profissionais de saúde reuniram-se numa das zonas exteriores, para formar um laço gigante branco. Vestiram fato ou bata branca e seguraram um balão azul, para evitar a mensagem: “PELO BEM CUIDAR, MAUS TRATOS NÃO!”. A iniciativa foi participada pela vereadora da saúde, Ana Laura Baridó, e pela chefe da Divisão de Saúde e Bem-Estar, Cristina Santos.
A campanha em Portugal é simbolizada pelo Laço Azul, que representa as “nódoas negras”. O laço começou a ser usado quando uma avó colocou uma fita azul na antena do carro, para sinalizar como o neto tinha sido brutalmente espancado pela própria mãe e pelo namorado desta, passando assim a ser a referência da defesa dos direitos das crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário