sexta-feira, 29 de abril de 2022

Exercício Nacional FÉNIX’22 está a decorrer em Reguengos de Monsaraz


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a realizar o Exercício Nacional FÉNIX’22 no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. Este exercício que está a decorrer desde o início desta manhã em modo CPX (Command Post Exercise) envolve o Comando Regional de Emergência e Proteção do Alentejo, os Comandos Distritais de Operações de Socorro de Beja e Évora e os municípios de Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Mourão e Portel.
O exercício tem como objetivo treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil, de acordo com os princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), perante uma situação de simultaneidade de incêndios rurais, conjugada com outras ocorrências encadeadas. A primeira ocorrência neste treino é um incêndio de elevadas proporções na direção da praia fluvial de Monsaraz, na zona do Ferragudo.
No Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições está a funcionar o Posto de Comando Operacional (PCO) Distrital de Évora e o Posto de Comando Municipal de Reguengos de Monsaraz.
O Exercício Nacional FÉNIX’22 decorre em contexto de sala de operações e pretende testar o estado de prontidão e a capacidade de resposta e de mobilização de meios das diversas entidades envolvidas nas operações de emergência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário