quinta-feira, 21 de abril de 2022

Moeda inovadora apela à proteção do ambiente


A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) lança hoje, 21 de abril, a moeda “O Clima”, composta por prata e, ao centro, por plástico reciclado amarelo, verde ou azul. Trata-se das cores do ecoponto e de um apelo à proteção do ambiente. A conceção envolveu o INCM Lab e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), interface da Universidade do Minho.

A investigação exigiu encravar um polímero num disco de prata. Os processos de composição e injeção dos discos de plásticos mistos nas moedas decorreram no PIEP, no campus de Azurém, em Guimarães. O trabalho teve ainda o apoio de alunos de escolas do município da Guarda, que recolheram resíduos de plástico para posteriormente serem usados na cunhagem de 6000 moedas de prata. Estas unidades vão ficar agora à venda nas lojas da Casa da Moeda, num estojo com certificado de garantia numerado.

O desenho da moeda é de Tiago Ferreira, de 12 anos, que assim venceu o 3º concurso “Desenhar a Moeda”, entre 582 propostas de alunos da Guarda. A imagem representa o planeta Terra, com as suas estradas, casas e árvores assoladas por tempestades e chuvas ácidas, uma realidade infelizmente mais próxima do que gostaríamos. Esta moeda especial alerta para as alterações climáticas e mostra que está nas nossas mãos a defesa ambiental, como a redução, reciclagem e reutilização de resíduos. A ação começa já em casa, ao se separar o lixo nos ecopontos (cor amarela para plástico e metal, verde para vidro, azul para papel e cartão).

Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário