terça-feira, 31 de maio de 2022

55 mil pombos-correio portugueses nos céus da Península Ibérica

 Partem esta quinta-feira, 2 de junho, para a zona de Valência, em Espanha, os cerca de 55 mil pombos portugueses que vão participar naquela que é uma das maiores soltas de pombos-correio da Europa. 
Trata-se de uma prova de fundo de âmbito nacional organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC). Esta é a segunda Clássica Nacional realizada em 2022. A 7 de maio realizou-se a primeira, que também contou com a inscrição de mais de 50 mil "atletas".
A prova, cujos resultados contam para o Campeonato Nacional de Fundo, envolve a participação de 55.000 pombos-correio de competição, em representação de 14 associações distritais, 400 clubes e 8.000 columbófilos.
A partida está prevista para a noite desta quinta-feira, sendo que o transporte dos pombos será feito em 15 camiões TIR, devidamente preparados e equipados para o transporte de pombos de competição, tendo como máxima preocupação o bem estar dos "atletas"A chegada a Valência está agendada para o início da tarde desta sexta-feira.
A solta dos pombos será efetuada no sábado, dia 4 de junho, entre as 06H30 e as 06H45.
A competição, que desperta o interesse de praticantes de todo o mundo, é de grande exigência e espetacularidade. Os “atletas” são soltos em Espanha e atravessam o território ibérico, percorrendo uma distância média de 750 km (8 a 10 horas de voo) até chegarem aos seus pombais, localizados normalmente nas casas de columbófilos de norte a sul de Portugal.
A prova conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e tem o patrocínio da Benzing e da Pet Cup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário